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Redes sociais são aliadas dos pequenos negócios durante a pandemia
Dicas são da professora de Publicidade e Propaganda, Niruana Satie
A pandemia causada pelo novo Coronavírus está afetando diversos segmentos ao redor do mundo, mas o comércio e a prestação de serviços, principalmente das pequenas empresas, são os mais impactados. Os empreendedores vêm tentando se adaptar à nova realidade e entre as formas que encontraram de manter os negócios neste período estão nas vendas online e na intensificação do uso das redes sociais para alavancar a marca.
A professora do curso de Publicidade e Propaganda da Ulbra, Niruana Satie, dá cinco dicas sobre como utilizar a internet como forma de comunicação neste período. "Neste momento, a presença digital está sendo algo bem importante. Eu diria fundamental."
Confira as dicas:
1. Uso do Whatsapp
Utilizar o WhatsApp para trabalhar a empresa é fundamental. Ela é a rede de maior expressão no Brasil e você pode criar até catálogo de produtos lá dentro. No mais, as redes costumam ser bem intuitivas e te indicar o que fazer.
2. Utilizar sites gratuitos para aprender a como usar as redes sociais
Sites como o RD Station, Hubspot e Rock Content costumam oferecer materiais gratuitos para que as pessoas aprendam a utilizar as plataformas digitais.
3. Google Drive
O Google Drive, por exemplo, oferece uma opção de construção de site. De forma super rápida e intuitiva, você consegue colocar seu site no ar e razoavelmente profissional. Além disso, ele é todo responsivo, não vai ficar cortado na visualização mobile.
4. Investimento necessárii
Se a pessoa tiver verba, investir em mídia de performance, principalmente Facebook e Instagram. Com um investimento razoavelmente baixo, dá pra alcançar alguns objetivos de venda. A mídia digital é mais interessante porque não tem desperdício. "Todo o dinheiro investido pode ser monitorado, isso evita desperdícios, só quem realmente tem interesse no seu produto vai ver o anúncio", recomenda.
5. Ferramentas para negócios
"Eu realmente acredito que o WhatsApp Business pode ser a grande virada de chave nesse momento. Temos trabalhado com vários anúncios no Facebook e Instagram que têm como objetivo as conversas via WhatsApp. E elas são sempre as que performam melhor. Elas oferecem praticidade para o público." O diferencial do WhatsApp Business é que você pode colocar na descrição do perfil informações como do que se trata seu negócio, e-mail para contato, endereço e website. Outra função importante é a facilidade para responder aos clientes, a empresa pode criar mensagens para as dúvidas mais frequentes e elas são respondidas automaticamente depois do primeiro contato. Além disso, o app conta com a notificação de ausência.
Andressa Deuner
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
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