Durante a pandemia
Aprenda a fazer uma composteira doméstica
Professor ensina uma forma sustentável de destinar resíduos orgânicos
O Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico por dia, segundo dados publicados pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Apenas 1% desse lixo orgânico é reaproveitado. Uma forma sustentável de aproveitar esses resíduos é criando uma composteira caseira. O professor de Introdução a Ciência do Solo, do curso de Agronomia da Ulbra, Humberto Duarte, deu dicas de como construir uma composteira simples. Ele ainda elencou as vantagens para o meio ambiente e para a própria pessoa em fazer a compostagem.
Como produzir uma composteira simples
Os materiais necessários são uma lixeira grande de plástico (ou algum outro recipiente), que possa acondicionar os resíduos e uma torneira, que deve ser acoplada embaixo da lixeira, com o propósito de liberar a saída do chorume produzido pelos alimentos. Antes de usá-lo como adubo, o chorume deve ser diluído com uma proporção 1 para 10. Caso tenha 1 litro de chorume, por exemplo, devem ser adicionados 10 litros de água. Isso porque "quando o chorume sai da composteira ele é muito forte", avisou o professor.
O processo todo de decomposição dos alimentos é feito pelos fungos e bactérias. Uma maneira de acelerá-lo é picando os resíduos e umedecendo com água. Mas o professor alerta que não deve ser colocado água demais. "Quando apertar entre as mãos o resíduo, a água não pode escorrer."
Resíduos que podem ser utilizados
Resíduos que contém gordura, vinagre e sal têm de ser evitados. Bitucas de cigarro, assim como guardanapo de papel, não devem ser utilizados. Resto de folhas, vegetais e frutas são os indicados a estarem nas compostagens. "Quando é uma família grande, recomendo que façam uma listinha e coloquem próximo da composteira do que vai e o que não vai", disse o professor.
As pessoas normalmente preocupam-se com o odor das composteiras caseiras, no entanto, o docente afirmou que geralmente não fica nenhum mau cheiro. "Alguns vegetais, como casca de laranja, exalam um odor agradável. Inclusive pode ser usada uma técnica de colocar esses vegetais com frequência", aconselhou. Caso no recipiente não haja tampa, é adequado colocar um tecido com furos, a fim de evitar as moscas.
Vantagens da composteira
A primeira vantagem da composteira é o próprio resíduo ser transformado em adubo orgânico. Este pode ser doado, vendido ou usado no jardim e na horta. A segunda vantagem é que o chorume diluído pode ser utilizado como adubo líquido. E a terceira vantagem é que esses resíduos, quando decompostos no local que foram produzidos, reduz a demanda da coleta de lixo, no transporte para o lugar onde seria destinado. Além de trazer um impacto bom, mesmo que ainda pequeno, ao meio ambiente. É importante também reciclar em casa esses resíduos orgânicos, uma vez que quando colocado no lixo comum, ele passa a misturar-se com os outros tipos de lixos. Mas para o professor, a maior vantagem é "a garantia que este resíduo está sendo reciclado, voltando para natureza na forma de adubo".
Natã Nunes
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras