Encontro internacional
Docente participa do I Congresso de Responsabilidade Social Universitária
Evento realizado virtualmente seguirá até esta quarta-feira, dia 27
O I Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária, que está sendo realizado de 25 a 27 de maio, com o tema Reumanização, Formação Acadêmica e Pesquisa Pós-pandemia com Responsabilidade Social Universitária, contou na abertura com a participação da professora da Ulbra, Simone Brum Imperatore, doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Gerente de Educação Continuada e Inovação Aelbra, responsável pelas políticas de inovação e extensão da Instituição. O Congresso é promovido pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos e transmitido pela RTV San Marcos, no Facebok.
Simone também estava representando o Observatório de Responsabilidade Social da América Latina e Caribe (ORSALC), juntamente com outras instituições de ensino superior que participaram do evento organizado pela Universidade de São Marcos, a mais antiga da América Latina, localizada no Peru. Como painelista convidada, a professora abordou seu mais recente trabalho, que trata da curricularização da extensão no ensino superior.
Durante sua fala, a professora lembrou que a Ulbra foi a pioneira pela curricularização de extensão em nosso país, através de articulação, programas e projetos de extensão incluídos em suas grades curriculares. Essa construção vem sendo colocada em prática desde 2010, antecipando-se ao Plano Nacional de Educação (PNE), que, a partir de 2014, acabou tornando obrigatório que 10% dos currículos de graduação possuam programas extensionistas.
Além de relatar a experiência da Ulbra na curricularização da extensão, a docente elogiou a iniciativa que tornou possível a realização do evento e o engajamento da comunidade acadêmica. Valorizando o interesse dos presentes pelo tema, Simone explicou que a Universidade tem se empenhado em trazer uma proposta de trabalho disruptiva e inovadora.
"Procuramos trabalhar dessa forma, produzindo conhecimentos que serão utilizados em contextos reais. Nós trazemos a extensão como uma metodologia, um processo de aprendizagem. Nesse sentido, reafirmamos sempre o papel social da ciência e o permanente diálogo entre universidade e a sociedade, culminando na universalização da extensão e da pesquisa para todos acadêmicos e para todos os currículos da graduação", resumiu a docente.
André Valdez
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras