Evento online
Live Conversa entre Amigos irá debater a educação luterana
O palestrante será o tutor de Teologia da Ulbra, Hubert Matte
A educação luterana será tema da Live Conversa entre Amigos, que ocorrerá nesta quinta-feira, 7 de maio, às 19h30min, no Facebook. O palestrante será o tutor de Teologia da Ulbra, Hubert Matte. O evento também terá a participação do pastor luterano Tiago Souza e será aberto para outras pessoas que quiserem interagir.
O tutor de Teologia está concluindo seu doutorado em Educação com foco na transdisciplinaridade e irá expor sobre a qualidade da educação e sua visão holística, como proposto por Lutero. "Lutero via a necessidade de a educação ter qualidade e ser voltada às necessidades dos aprendentes. Diante disso, se buscou nessa reforma do ensino, proposta e executada por ele no século XVI, uma releitura para os dias de hoje", explicou.
Matte é formado em Teologia pelo Seminário Concórdia (1981) e pela Ulbra (2004). Também é graduado em Ciências Sociais pela Ulbra (2017), com especialização em Docência no Ensino Superior pela Uniasselvi (2013); tem mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2009). É autor do livro O Luteranismo Desbotado: um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegre.
Publicação
O livro foi lançado em 2018 e é resultado da pesquisa e dissertação realizada no mestrado do autor. O tema central, de acordo com Matte, é a pesquisa realizada para determinar até que ponto o ideário luterano ainda se encontrava presente nas escolas com esse dístico.
A partir da pesquisa, segundo o escritor, se pôde observar que muito do que era caro aos luteranos foi se perdendo, chegando à conclusão que deveria ser pensado o que e como está ocorrendo a educação em escolas com esse nome, para utilizar isso como forma de tornar o ideário luterano mais presente no processo ensino-aprendizagem.
"O que não tem no livro, mas que hoje olho com alegria, é a guinada que a Ulbra deu em termos de educação. A Universidade passou a procurar integrar o aluno no seu meio, a apresentar um ensino mais interdisciplinar e proporcionar ao estudante uma interação maior com a sociedade", ressaltou Matte.
Estéfani Martins
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema