Comemoração!
Dia Nacional da Matemática: conheça a história por trás da data
6 de maio homenageia importante matemático brasileiro
Neste dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática, em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan). O objetivo dessa comemoração é reconhecer e valorizar os profissionais da área, além de promover um tempo para a reflexão sobre a aprendizagem e o ensino da disciplina.
Malba Tahan nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. Aos 18 anos iniciou sua carreira de professor; pouco tempo depois, formou-se em Engenharia Civil, porém nunca exerceu esta profissão. Seus grandes marcos foram como professor de matemática e escritor. Como professor, criava novas técnicas de ensino, como jogos, atividades lúdicas e desafios, tudo isso para facilitar o aprendizado de seus alunos e gerar mais interesse dos estudantes na disciplina.
A ideia de utilizar pseudônimos surgiu após Júlio César não ter conseguido publicar alguns textos em um jornal, ele emplacou os artigos somente após ter inventado o codinome R. S. Slade. Além disso, também inventou uma história para esse nome, dizendo que pertencia a um famoso autor americano. A partir daí, Júlio, que já era apaixonado pela cultura árabe, percebeu que essa seria uma boa alternativa para conseguir publicar os seus textos, então surgiu Malba Tahan.
Juntando todos os pseudônimos e o seu nome, Júlio escreveu mais de 120 livros, dos quais 50 deles dedicados à matemática. O matemático faleceu em Recife, no dia 18 de junho de 1974, aos 79 anos, quando ministrava um curso para professores. Em 2013, o governo do Brasil instituiu, em sua homenagem, o Dia Nacional da Matemática, na data de seu nascimento.
Matemática no Brasil na atualidade
Nos dias atuais, os professores enfrentam desafios. Para a professora e coordenadora adjunta do curso de Matemática da Ulbra, Tania Elisa Seibert, a profissão ainda não é tratada como deveria. "Algumas pessoas ainda desvalorizam o papel do professor e isso acaba refletindo na sociedade, então são momentos que a gente entristece. Além disso, tem a remuneração que é baixa. Os professores da rede pública muitas vezes tem que trabalhar 60 horas semanais para conseguir se sustentar, e isso acaba sobrecarregando."
Tânia ainda ressaltou a importância da matemática em todas as áreas. "Quando abrimos a cabeça, percebemos que a matemática está em tudo, todos os problemas do mundo envolvem matemática, assim como outras disciplinas." A docente ainda acha fundamental que os professores mostrem para os estudantes por que estão aprendendo determinada matéria e como vão usar esse conhecimento em suas vidas.
Jeandro Michael
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes