Neste Dia do Trabalho
Estudantes contam como é estar no mercado em meio à graduação
Ensino superior é a porta de entrada para possibilidades profissionais
O Dia Internacional do Trabalho é comemorado neste 1º de maio. Trabalhadores e estagiários, que diariamente cumprem suas atividades, tiram o dia para descansar. Os estudantes de Psicologia, Jônatas Afif Carnal, e de Jornalismo, Lisielle Zanchettin, contam como está sendo sua experiência em suas áreas, um como empreendedor e outra como estagiária de uma das maiores empresas de comunicação do ramo.
O dia a dia de Lisielle, estudante do 6º semestre de Jornalismo, dentro da redação de GaúchaZH, é de produção dos programas do veículo e da rádio CBN. "O estágio é para isso, sabe? Para aprender. Eu acabo fazendo de tudo lá dentro", conta ela. As atividades vão desde a produção até reportagens e gravações.
Com a pandemia da COVID-19, a estudante conta que o home office está sendo uma experiência diferente. "Eu fico na reportagem durante a semana, às vezes faço produção dos programas", conta. A mudança é a falta do suporte que tem dentro da redação, complicando um pouco o processo. "Mas você aprende muito."
Empreender antes da formatura
O desejo de ajudar o próximo foi um gás para Jônatas, estudante do 9º semestre de Psicologia, resolver abrir uma clínica na área. Enquanto a formatura não chega, ele atua apenas como diretor do negócio. "Ela vem de um desejo meu de contribuir como cidadão para um desenvolvimento da sociedade", explica. Ele acredita que o papel da psicologia socialmente é muito relevante, principalmente entre as relações humanas. "Eu sempre quis atuar na clínica, sendo psicólogo clinico", conta. O empreendimento foi a forma que o estudante encontrou de estar mais próximo deste sonho antes da formatura.
A Azul Contato, localziada em Porto Alegre, é uma clínica de saúde integrada. "Justamente por tentar aproximar as pessoas de uma realidade de autoconhecimento e autocuidado", explica. O dia a dia costuma ser corrido, mesmo com a quarentena, ele segue trabalhando através de reuniões e planejamentos na administração do negócio. "Eu tenho estudado bastante, tenho tido trocas bem importantes."
As experiências que Jônatas está tendo com os profissionais que trabalham na empresa está sendo agregadora para a própria carreira usando a teoria da faculdade. "Eu acabo espontaneamente sendo colocado em situações onde a graduação me trouxe", explica Jônatas. Além disso, as referências positivas dentro da faculdade também são uma das coisas mais importantes que ele aponta dentro da graduação.
Giovanna Cerveira
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes