Jornada da Fono
Novidades e desafios dos fonoaudiólogos em pauta
Jornada Acadêmica do curso aconteceu nesta semana
A X Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia trouxe especialistas em diferentes áreas para palestrar aos acadêmicos da ULBRA Canoas. A presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Marlene Canarin Danessi, iniciou o evento, falando sobre a necessidade de mais políticas públicas relacionadas à área. “ A Fono é uma área ligada à saúde e também à educação, mas com o tempo, foi deixando de lado o caráter educativo da profissão”, analisou ela. O foco dos profissionais se voltou para o atendimento em clínicas, e não houve preocupação de se inserir no SUS ou em projetos educativos do governo. “Isso refletiu na dificuldade de inserção nas políticas públicas”. A missão dos futuros fonoaudiólogos é mudar esse panorama, trabalhando pela atenção à área no âmbito público e se inserindo no ambiente educacional cada vez mais.
Outros temas como fonoaudiologia forense, gagueira, educação e culinária para paciente disfágicos foram abordados pelos palestrantes. Para proporcionar práticas aos acadêmicos, foram realizadas oficinas sobre culinária para disfágicos e estimulação de linguagem em crianças com paralisia cerebral.
Implante coclear
Quem tem perda auditiva de grau severo ou profundo tem uma opção para voltar a ouvir: o implante coclear. Trata-se um dispositivo que estimula as células da cóclea (parte interna do ouvido responsável pela audição). A fonoaudióloga Karla Zimmerman, da Univali (Itajaí, SC), trabalha com os pacientes que usam o implante. “As crianças que utilizam podem tornar-se membros ativos de suas famílias e comunidades, ao invés de ficarem sozinhos e isolados”, contextualizou ela. “Nós filtramos o mundo pelo som, e o surdo não consegue fazer isso. O que não está na frente dele, não existe”.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024