Volta às aulas
Egressas contam suas experiências em aula inaugural dos cursos de Design
Apresentações focaram no design de produtos sustentáveis
Os cursos do Design realizaram sua aula inaugural na noite desta quinta-feira, 12, no auditório B do prédio 14. Para a atividade, duas egressas expoentes em seus segmentos vieram ao campus para contar suas experiências na criação de produtos focados na sustentabilidade. Os momentos de troca de conhecimentos entre alunos e egressos têm ganhado cada vez mais espaço nos cursos da Ulbra.
"Percebemos que há mais interesse dos alunos em conhecer as experiências de profissionais que há poucos anos estavam na mesma posição que eles. É uma oportunidade de tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e decidir sobre áreas de atuação", explicou Gabriel Gallina, coordenador dos cursos de Design. Para ele, essas atividades são uma boa forma de complementar o que é passado pelos professores em sala de aula. "A abordagem é completamente diferente, então isso gera uma participação interessante nos eventos em que trazemos egressos", observou.
Amanda Py, egressa e uma das palestrantes da noite, concorda com a visão do docente. Ela, que já participou de outros eventos do curso, considera a troca de conhecimentos muito bacana. "A área está em constante mudança, então nós trazemos as nossas experiências e eles também apresentam as suas perspectivas", contou a profissional, que se formou em 2005 na Ulbra e há 10 anos é sócia-proprietária da PP Acessórios e utiliza resíduos de couro da indústria nos seus produtos. A empresa trabalha com bolsas, acessórios, roupas e objetos decorativos.
Tendência sustentável segue crescendo
Com duas convidadas que trabalham diretamente com design de produtos sustentáveis, o professor Gabriel Gallina ressaltou que, hoje, é impossível pensar qualquer criação sem o viés da sustentabilidade. "Muitos dizem que criam de maneira sustentável, mas é um trabalho bem mais complexo pensar em algo que tenha toda sua concepção dessa forma. Nós tentamos trazer esses exemplos de trabalhos relevantes nesse segmento para que os nossos alunos tenham essa noção", disse o coordenador.
Premiada por seus trabalhos sustentáveis, Ritha Braga apresentou algumas imagens de suas criações de maior destaque. Formada pela Ulbra em 2001, ela iniciou sua carreira no ramo moveleiro, mas passou a acumular prêmios quando decidiu investir em produtos com impacto ambiental e social positivos, o que ela chama de "design do bem". Atualmente, ela é proprietária do Studio Rb Design, que produz móveis em pallets. "Foi uma grande virada na minha vida. Eu fico muito feliz por poder compartilhar isso com futuros colegas de profissão e que podem acabar indo pelo mesmo caminho que eu trilhei", falou a palestrante, que agradeceu o convite feito pela coordenação do curso.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras