Volta às aulas
Aula inaugural do Direito debate violência contra as mulheres
Promotora de Justiça de Porto Alegre foi uma das convidadas da noite
O curso de Direito da Ulbra decidiu realizar sua aula inaugural, na noite desta terça-feira, 10, abordando um tema que ganha destaque na Semana da Mulher: a violência de gênero e a epidemia de feminicídios que atinge a segurança pública brasileira. Com números crescentes nos últimos anos e ocupando a 5ª colocação dos países com mais casos de feminicídios, a coordenação do curso julgou que o momento era perfeito para tratar do assunto.
"Mais do que preparar nossos acadêmicos para atuarem junto às vítimas nos processos que poderão vir a receber no futuro, é importante que eles tenham a capacidade de identificar casos de violência contra colegas, impedindo que isso se estenda e acabe com uma vida perdida", explica a coordenadora do curso em Canoas, Francele Marisco. Antes de assumir o cargo na unidade, a professora esteve à frente do curso em Torres, onde uma aluna foi vítima de feminicídio, no final de janeiro deste ano.
O professor da Ulbra Torres, Vinícius de Melo Lima foi um dos palestrantes da noite. Ele desenvolve um trabalho que cobra do poder público mais políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, como as casas de abrigo. "Já entramos com pedido na justiça para viabilizar a implementação dessas medidas protetivas. Isso já é previsto em lei, mas não é cumprido", lamentou o docente, que também atua como promotor de justiça.
Convidada especial da noite, a promotora Ivana Battaglin, da Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar de Porto Alegre, fez questão de ressaltar que a luta por um judiciário mais inclusivo e respeitador está só no começo. "Temos evoluído lentamente nisso, mas não podemos negar que ainda temos um judiciário machista, racista e misógino. É por isso que estamos aqui. Queremos conversar com esses estudantes que são o futuro do nosso sistema judiciário, que vão estar lá daqui alguns anos", destacou.
Alunos entendem a importância do tema
O aumento dos números de violência contra a mulher alertou também os estudantes. A acadêmica do 9º semestre, Géssica Panatto, disse que "tratar do apoio às vítimas de violência é de suma importância, seja ela física ou psicológica". O estudante Alexandre Rosa, do 4º semestre, também considerou relevante o debate sobre o assunto. Ele considera que "a promoção de eventos com assuntos atuais só tem a ampliar e aprimorar os conhecimentos dos acadêmicos".
Representante discente do Conselho do curso, a acadêmica Évellyn Abreu, do 8º semestre, ressaltou que as exposições foram muito esclarecedoras e qualifica os futuros profissionais nas intervenções que vierem a realizar em casos parecidos. "A Dra. Ivana apresentou peculiaridades do crime que envolve diretamente o gênero feminino, nos fazendo compreender melhor o que acontece com essas mulheres que sofrem agressões. Já o Dr. Vinícius trouxe questões penais e processuais que envolvem o feminicídio, complementando a fala anterior e, assim, inseriu os estudantes dentro da prática através de sua experiência em tribunais do júri", elogiou.
Evento integra extensa programação da Calourada 2020/1
Com atividades da Calourada iniciadas na última segunda-feira, 9, o DCE esteve junto à organização da palestra do curso de Direito. O evento faz parte da programação que se estende até o dia 24 de março. Você pode conferir a programação completa aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras