Gente da Ulbra
A arte do doutorando Rodrigo Klassen é ensinar
Educador de língua portuguesa e inglesa já tem mestrado pela Ulbra
Em uma constante busca pelo saber e disposto à arte de ensinar, Rodrigo Klassen Ferreira, de 36 anos, dedica sua vida a repassar seus ensinamentos. Natural de Charqueadas e egresso do mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra, ele iniciou sua trajetória docente em 2003. Então com 19 anos, se tornou agente educador em uma escola da Rede Estadual de sua cidade, onde atuou por 11 anos. Lá, já graduado em licenciatura em Letras Português e Inglês, também chegou a exercer o ofício de professor de ambas as línguas.
Ainda na rede pública, Ferreira recebeu, em 2014, a nomeação para professor efetivo do campus Camaquã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Após três anos, foi transferido para o campus de Charqueadas, onde também integrou a direção e administração do mesmo. "Acompanhei desde 2006 o processo de implantação do IFSul na minha cidade e me encantei com a proposta de educação da instituição", relata.
Para Rodrigo, trabalhar em prol do Instituto acabou se tornando um objetivo de vida e um incentivo ainda maior para sua formação enquanto professor. Em 2015, buscando ampliar sua atuação na docência, ingressou no mestrado do PPGEdu da Ulbra. Ele conta que buscava algo diferenciado e mais voltado aos estudos culturais, com o qual já era familiarizado. "O mestrado na Ulbra me possibilitou problematizar e pensar a educação de maneiras que até então eu não sabia que eram possíveis. Desenvolvi a capacidade de pensar nos problemas do cotidiano escolar de forma mais ampla e complexa", ressalta.
Com o desenvolvimento da tese Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: a Educação Profissional como Tecnologia de Governamento, o docente conta que também "teve a possibilidade de passar a pensar a educação e a sociedade, de um modo geral, a partir das lentes teóricas a que teve acesso durante o processo do PPGEDU e nos estudos para a produção da dissertação".
Em 2018, logo após ter finalizado o mestrado, retornou à Ulbra para realizar o doutorado em Educação, ainda no PPGEDU, onde foi aprovado em 1° lugar para a seleção. "Minha pesquisa envolve as ressignificações dos atos de ensinar e aprender inglês na contemporaneidade, bem como os tensionamentos em que está envolvida a escola pública que há algum tempo não é detentora exclusiva do conhecimento", pontua.
A defesa da tese de doutorado de Ferreira está prevista para 2021. Hoje, ainda integrante do corpo profissional do IFSul Charqueadas, pretende nutrir a dedicação eterna ao ensino. "Enquanto puder, permanecerei atuando no IFSul. Quero compartilhar com o maior número possível de pessoas o que estou aprendendo com o doutorado. Vejo isso, também, como uma forma de retribuir a sociedade", completa.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras