Liga de Ortopedia e Traumatologia
Alunos de Medicina participam de ação de conscientização no trânsito
Em Capão da Canoa, grupo alertou sobre os perigos do álcool na direção
De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta colocação entre 178 países onde mais ocorrem fatalidades em acidentes de trânsito. Esta realidade pode ser minimizada com ações de prevenção e alertas sobre os riscos do álcool na direção, como a campanha Carnaval sem traumas, promovida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) no Rio Grande do Sul.
Em pleno feriado de Carnaval, na tarde do dia 23 de fevereiro, uma dessas atividades ocorreu em Capão da Canoa em parceria com a Liga de Ortopedia e Traumatologia (LIOT) da Ulbra Canoas. O grupo é formado por acadêmicos com a orientação de professores. Realizada na Praça do Mini Golfe no litoral, os estudantes orientaram os veranistas através da distribuição de panfletos, além de fornecer dicas sobre a prevenção de acidentes em função da combinação álcool e direção.
A atividade foi acompanhada pelo coordenador do curso de Medicina, Marcelo Guerra. Para o docente, ações como essa são importantes para os alunos pelo contato e vivência na comunidade. "Além de o acadêmico vir instruído para que possa repassar seu conhecimento, curricularizar a extensão, promovendo essas atividades comunitárias, é essencial para a formação de cada profissional", pontua. A relevância da ação também foi destacada pelo presidente da gestão 2020 da LIOT, João Santos. "Acreditamos que o engajamento da Liga para projetos voltados à comunidade é de extrema importância. Levamos informações e conscientizamos as pessoas", comentou o acadêmico
Liga Acadêmica atua em outras frentes
Fundada em 2001 por acadêmicos de Medicina da Ulbra, a LIOT também desenvolve outros projetos voltados à área de ortopedia e traumatologia. Entre eles, está o Ortopedia na Escola, que promove a visita de acadêmicos a unidades da rede municipal de Canoas. O objetivo é conscientizar alunos, por meio de palestras e atividades práticas, sobre a importância de uma boa postura que previna dores na coluna e lombar, do uso correto da mochila e do peso ideal, além do incentivo à prática de exercícios físicos. A Liga possui, atualmente, 13 acadêmicos efetivos em sua composição.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras