Etapa concluída!
Ulbra forma residentes em 11 especialidades da área da saúde
Estudantes receberam os certificados em cerimônias no prédio 59
Os dois últimos dias do mês de fevereiro foram de felicidade para 40 estudantes que concluíram uma importante etapa de suas vidas profissionais. Após a graduação, a especialização se torna um objetivo de todos aqueles que procuram seguir carreira em áreas específicas de suas formações. Na noite de quinta e sexta-feira, 27 e 28 de fevereiro, acadêmicos dos cursos da área da saúde receberam os seus certificados de especialistas.
No primeiro dia, o curso de Medicina entregou 15 certificados nas áreas de Pediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Otorrinolaringologia, Medicina da Família e Comunidade e Ortopedia e Traumatologia. Já no segundo dia, foi a vez dos cursos da saúde certificarem 25 acadêmicos nas áreas de Residência Médica Veterinária, Saúde Comunitária e Saúde do Adulto e Idoso.
O diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, parabenizou os acadêmicos e fez um pedido especial a eles. "Esperamos que vocês exerçam com competência e ética suas atribuições. Nunca esqueçam que a empatia, o amor e o respeito compõem a fórmula para o sucesso de qualquer tratamento", disse. Ele completou lembrando de que, agora, é missão de cada um levar, com responsabilidade, o nome da Ulbra, firmando o compromisso social da Instituição e melhorando a saúde do país.
Coordenadores demonstram confiança nos novos especialistas
O professor doutor Paulo Nader, coordenador da Comissão das Residências Médicas da Ulbra, aproveitou o momento para destacar o empenho dos estudantes durante os anos que foram residentes. Ele destacou que foi um período desafiador, mas que preparou da melhor forma os profissionais que estão saindo para o mercado de trabalho. "Não foi fácil, mas garanto que todos estão aptos a desempenhar com excelência o seu papel, tanto aqui como no exterior", garantiu. E ele ainda afirmou que tem confiança na capacidade e na ética de todos que estão concluindo a residência.
Responsável pela coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, a professora Miria Bairros de Camargo também fez questão de declarar seu respaldo quanto à qualificação dos especialistas recém-formados. Ela lembrou da importância do ensino associado ao trabalho prático nos hospitais e nas comunidades. "Foram dias intensos nos hospitais (universitário e veterinário) e nas unidades básicas de saúde. Vivemos um momento difícil em relação à nossa saúde pública, mas nós temos certeza de que vocês farão a diferença nos locais onde estiverem. Nosso SUS depende de profissionais competentes, empenhados, comprometidos e qualificados como vocês", concluiu.
Desafios superados
"Creio que as maiores dificuldades da residência sempre estão relacionadas à carga horária. Fazer 60 horas semanais implica em você entrar 8h sair às 20h. A gente amanhece e anoitece no hospital", apontou Antoninho Teixeira Júnior, que, mesmo assim, considera o esforço recompensador. "Se você tem bons colegas e um ambiente saudável, o lado psicológico não sente tanto, e isso é fundamental para desempenharmos um bom papel no SUS e manter um bom atendimento gratuito", completou o acadêmico, que exaltou a possibilidade de ter realizado a graduação em Biomedicina e a residência em Saúde do Adulto e Idoso com bolsa de estudos.
Julio Cesar Gazolla também ressaltou os anos difíceis que teve. "Foram três anos longos, mas o que fica é o aprendizado e as coisas boas que passamos nesse período." Para o especialista em Ortopedia e Traumatologia, é agora que as coisas são para valer. "Agora o desafio será colocar em prática tudo aquilo que aprendemos", disse.
Pais orgulhosos pela conquista dos filhos
O médico Lúcio Castagno não escondia o orgulho da filha recém-certificada. "Foram três anos de muita dedicação, mas que foram coroados neste dia. Não tem como não sentir orgulho e não se emocionar com um filho conquistando algo", destacou o profissional, que agora terá como colega de especialidade a sua filha Octávia, que seguirá seu caminho na Otorrinolaringologia.
Angela Barreto, mãe de Sabrina, fisioterapeuta especialista em Saúde do Adulto e Idoso, elogiou o crescimento da filha durante a formação que teve na Ulbra. "Foi complicado, devido à distância, mas foram anos em que foi perceptível a mudança dela, amadureceu, e agora só podemos esperar coisas grandiosas", disse. A família Barreto veio de Santa Maria para comemorar a etapa concluída por Sabrina.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras