Cepped
Centro de Pesquisa da Ulbra analisa qualidade da água de Esteio
Docente Renata Farias coletou amostras de dois arroios da cidade
Na última segunda-feira, 17, o Centro de Pesquisa em Produto e Desenvolvimento (Cepped) da Ulbra Canoas realizou a segunda campanha de coleta de amostras da água do Arroio Sapucaia, sub-bacia do Rio dos Sinos e que passa por Esteio, cidade parceira do laboratório. Esse contrato com a prefeitura do município, em convênio com o Unilasalle, prevê um ano de trabalho e análises trimestrais nos afluentes.
Coordenando a coleta das amostras e as análises laboratoriais, a professora Renata Farias foi responsável pelo contato com a prefeitura de Esteio, onde reside. Segundo ela, após notar o despejo de resíduos nos arroios, percebeu que algo precisava ser feito e procurou a Secretaria de Meio Ambiente da cidade para apresentar um projeto, por meio do Cepped. "Participo de alguns projetos que estão frequentemente em contato com o entorno do arroio, então observei a oportunidade de melhorar o local e, ao mesmo tempo, trazer uma parceira para a Ulbra", conta a engenheira química.
A ideia agradou a gestão do prefeito Leonardo Pascoal, que lançou edital pelo Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas. No certame, o Cepped acabou apresentando a melhor proposta entre os concorrentes. Agora, o laboratório está realizando as análises que farão parte do relatório que visa identificar possíveis pontos de contaminação ambiental. O resultado das amostras analisadas demora cerca de 20 dias para ficar pronto, após a coleta no local, de acordo com a professora Renata Farias.
Os critérios utilizados para a escolha dos seis pontos de coletas foram a proximidade com indústrias e locais de descarte de materiais que podem contaminar a água. Outras duas coletas estão previstas para o decorrer deste ano. Após todas as análises, o Cepped ainda encaminhará sugestões de melhorias para a prefeitura, baseada nos resultados observados pela equipe do laboratório.
Parcerias dão subsídios ao Cepped e apoiam pesquisas acadêmicas
Além de contribuir com ações que mudam a vida da população, as pesquisas realizadas pelo Cepped rentabilizam e subsidiam o laboratório para o uso acadêmico. "Com os recursos obtidos nessas parcerias, nós conseguimos comprar reagentes e outros produtos de uso laboratorial. Dessa forma, os estudantes têm os materiais necessários para pesquisas. Vários dos nossos alunos utilizam o Cepped para análises que irão para os seus trabalhos de conclusão de curso (TCC)", explica a docente, que adianta que alguns estudos acadêmicos irão se basear nas amostras coletadas junto aos arroios de Esteio.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras