Gente da Ulbra
Formanda de Matemática lembra luta contra o câncer durante a graduação
Patrícia Paulo celebra com colegas colação de grau neste sábado, dia 15
"Nunca pensei em desistir, nem mesmo quando o medo de enfrentar uma sala de aula batia". A declaração da formanda do curso de licenciatura em Matemática, Patrícia Paulo, 40 anos, na véspera de sua formatura, é marcada por uma história de superação. Moradora de Porto Alegre, logo no início do curso a acadêmica foi diagnosticada com neoplasia mamária, tumor maligno que se desenvolve na mama.
A notícia movimentou as emoções de colegas e professores. "Desde o início foram sempre dispostos a ajudar naquilo que foi preciso", recorda. Ingressante no curso de Matemática no ano de 2014 e apaixonada por números desde criança, viu o grupo comemorar cada nova etapa de superação no tratamento contra a doença. Segundo ela, o colega Charles Herdies foi uma das figuras mais significativas naquele momento. Em um gesto de solidariedade, para fazer com que Patrícia se sentisse confortável durante a quimioterapia, o amigo raspou a cabeça.
Herdies, sensibilizado por relembrar as histórias que passou com a colega, significou a sua ação como uma forma de mostrar o quanto a amizade entre os dois é importante. Ambos iniciaram a graduação no mesmo semestre, e logo desenvolveram uma relação de companheirismo. "Sou muito amigo dela, e sei o quanto é difícil para qualquer um passar por isso. Criamos um lindo laço de amizade e a minha grande motivação foi mostrar a ela o tamanho de meu sentimento", contou.
Em meio a muitos agradecimentos, Patrícia também mencionou uma confraternização de final de ano, no laboratório de Matemática da Universidade, em que as colegas utilizaram lencinhos coloridos na cabeça como forma de solidariedade. "É preciso agradecer, também, ao colega Maiquel, que me pegava e largava na porta de casa, e a Valdereza, que abriu a porta da casa dela para que eu pudesse respirar novos ares", reconhece.
Relação com o curso e a Universidade
Enbora sempre tenha gostado de números, Patrícia conta que nunca imaginou que se tornaria professora. "Logo no início do curso descobriu que a matemática me escolheu", brinca. Descrevendo seus tutores como humanos e acolhedores, a formanda participou de diversos projetos acadêmicos e oficinas por incentivos. Entre eles, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), oficinas de cálculo e projetos de sequência pedagógica.
Patrícia finalizou relembrando os passos necessários para alcançar o tão sonhado diploma, e enalteceu as boas lembranças que levará da Universidade. "Já sinto saudades, até mesmo das noites não dormidas estudando, pois não é nem de longe um curso fácil, mas tenho milhões de motivos para comemorar."
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras