Recepção
Docentes se reúnem com gestores da Ulbra para volta às aulas
Direção e Reitoria apresentaram suas equipes e algumas metas para 2020
Agora é oficial: os trabalhos estão a todo vapor para o início de mais um semestre letivo. Voltando de férias, os professores da Ulbra Canoas compareceram, no início da noite desta quinta-feira, 13, ao auditório principal do prédio 14 para tomarem ciência das novidades para 2020. No encontro, a Reitoria e a Direção do campus apresentaram suas estruturas de trabalho, fluxo dos processos e metas para o ano.
Por parte da gestão da unidade de Canoas, nenhuma alteração na equipe administrativa. As mudanças estruturais ficaram por conta da Reitoria, que passou a ser comandada pelo professor Thomas Heimann, ex-coordenador do curso de Teologia do campus. Ao lado dele, Adriano Chiarani, que até o ano passado estava exercendo o cargo de reitor do Centro Universitário de Palmas, maior campi da Ulbra na região Norte. Para a recém-criada Diretoria Acadêmica, a professora Marinice Langaro Vaisz assume suas funções e será responsável por coordenar os setores de Educação Continuada e Processos Pedagógicos da Universidade.
Empossado no início de janeiro, o reitor Thomas Heimann deixou claro que o trabalho será de continuidade de tudo que foi feito de positivo pela gestão anterior. "Temos desafios importantes de manutenção do que começou a ser implementado em 2017. Pretendemos manter a gestão colaborativa e consolidar a reestruturação pedagógica, que está em seu processo de conclusão", ressaltou. Ele ainda destacou que o desafio é complexo, mas que teve liberdade para escolher uma equipe em que confia muito. "Tenho plena confiança no trabalho do Adriano e da professora Marinice, pois conheço-os há bastante tempo e sei que são profissionais extremamente competentes", reforçou.
A frente de um novo desafio, o vice-reitor Adriano Chiarani se disse esperançoso em um bom desempenho da gestão. "Temos docentes muito qualificados e uma equipe que está motivada para atingir seus objetivos. Enquanto reitor da unidade de Palmas, nós atingimos resultados fantásticos, como o IGC 4 e a avaliação de melhor universidade do estado do Tocantins", observou.
Novos desafios e maior proximidade entre reitoria e direções de campi
A reunião também serviu para que os novos mandatários reforçassem a intenção de estreitar laços com as direções de campi e docentes das unidades do Rio Grande do Sul. "Nós não temos como fazer nada sozinhos, pois nosso maior diferencial está dentro de sala de aula", apontou Heimann. Segundo ele, a nova estrutura e fluxo de trabalho será positiva na aproximação entre a Reitoria, as direções e os professores, trazendo benefícios aos alunos.
O vice-reitor Adriano Chiarani destacou que a gestão está de portas abertas para a comunidade acadêmica e que fará tudo que estiver ao alcance para manter um diálogo fluido com quem é responsável por dar vida à Ulbra. "Nós estamos juntos nessa. Teremos uma maratona longa, mas temos certeza de que vamos atingir nossos objetivos", completou.
Responsável direta pelos objetivos acadêmicos da Instituição, a diretora Marinice Langaro Vaisz apresentou sua equipe, que terá como desafios principais a implementação dos cursos semipresenciais e o início da preparação para o recredenciamento da Universidade junto ao MEC.
EAD começa planejamento estratégico e apresenta primeiros objetivos
Outra mudança apresentada aos docentes no encontro foi a nova gestão responsável pelos polos EAD da Ulbra. Hugo Edgar Lüdke assume a direção de Educação a Distância e já deixou claro quais são seus principais objetivos à frente da pasta. "Temos como focos principais trazer o aluno e mantê-lo, por meio do atendimento personalizado às suas demandas", explicou.
De acordo com Hugo Lüdke, que assumiu suas funções em 13 de janeiro deste ano, a equipe está trabalhando para entregar o planejamento estratégico ainda na primeira quinzena de março. O plano deve apresentar o caminho a ser percorrido para expandir o número de polos ativos e aumentar o portfólio de cursos disponíveis. Atualmente, segundo o gestor, são 80 polos ativos, 19 novos polos sendo inaugurados e contato para reativar outros 30. Além disso, a expectativa é abrir outros 33 polos até abril, ultrapassando a marca de 160 unidades ativas.
O encontro foi aberto pelo diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, que deu as boas-vindas aos docentes no retorno ao trabalho e alinhou alguns pontos para o semestre.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras