Reitoria
Ulbra renova convênio com o Instituto Politécnico de Portalegre
Encontro apresentou à nova gestão projetos das Relações Internacionais
O ano de 2020 começou com a renovação de um convênio entre a Universidade Luterana do Brasil e o Instituto Politécnico de Portalegre, de Portugal. A assinatura, dia, 9 de janeiro, na sala do reitor Thomas Heimann e do vice Adriano Chiarani, foi seguida da apresentação dos projetos desenvolvidos pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade à nova gestão, que assumiu a Reitoria no início do mês. De acordo com a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, a Ulbra iniciou o ano de 2019 com 50 convênios firmados. As parcerias preveem o estímulo a pesquisas conjuntas, orientações de trabalhos de conclusão de curso e intercâmbios de acadêmicos e professores, entre outras atividades.
Na conversa, o reitor lembrou que o processo de internacionalização faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). "É uma necessidade. A globalização requer essa interação. Por isso esse trabalho é tão importante", opinou. De acordo com Andréia, a Assessoria quer atuar em 2020 para fortalecer a troca de professores entre as Universidades e renovar as parcerias para a avaliação de bancas dos cursos da Ulbra. No ano passado, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Jornalismo e Biomedicina já contaram com avaliadores de instituições de ensino internacionais.
"Também estamos resgatando uma parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, iniciada pelo curso de Fisioterapia, quando um grupo de coordenadores visitou a instituição portuguesa. Neste contato, descobrimos que o mesmo trabalho que propomos desenvolver com a universidade eles já fazem com uma instituição da Finlândia, país considerado com a melhor educação mundial", completou Andréia. Outro desafio da RI em 2020, conforme a assessora, é superar o envio de acadêmicos da Ulbra para intercâmbio em países que não falem só a língua portuguesa. "Em 2019, a nossa mobilidade aumentou, mas muito de alunos enviados para Portugal. É interessante que eles se motivem a aprender a qualificar o inglês ou espanhol, buscando instituições também em outros países", justificou.
Outros projetos foram apresentados
No encontro, reitor e vice ainda conheceram os resultados de projetos como o Sarau das Nações. "No ano passado estimulamos que todas as unidades participassem com atividades acadêmicas relacionadas ao México, país homenageado. A proposta é que, além da programação artístico-cultural, os cursos possam usar o país escolhido como mote e discutir algumas questões", explicou Andréia, adiantando que a próxima edição do Sarau, em maio, terá como homenageada a Argentina.
Andréia também apresentou iniciativas da Assessoria como o Café com Idiomas, realizado em parceria com o Instituto de Línguas da Ulbra (Ilulbra), que proporciona à comunidade acadêmica espaços de conversação em inglês e/ou espanhol. "E o Webmeeting da Ciência, projeto em parceria com a Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa e os Programas de Pós-graduação da Universidade, que proporciona debates e trocas de experiências sobre pesquisas básicas e aplicadas realizadas em universidades conveniadas", finalizou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema