Nesta quinta-feira
José Motta traz ao campus Canoas palestra sobre Educação 5.0 e Edtechs
Professor é uma das atrações de evento da Rede de Escolas da Ulbra
A Rede de Escolas da Ulbra inicia suas atividades com a palestra do professor José Motta Filho, conhecido nacionalmente por seus estudos relacionados à evolução do ensino e o uso de tecnologias para otimizar a aprendizagem. A vinda de José Motta é parte da programação do 11º Encontro de Professores e Funcionários da Instituição. O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 13, no auditório principal do prédio 14 do campus da Ulbra Canoas.
Tema principal da palestra do professor Motta, a Educação 5.0 emerge na necessidade de promover um ensino mais conectado aos alunos nascidos a partir de 2010. De acordo com o especialista, os indivíduos da chamada Geração Alpha vivem em um mundo altamente rápido, conectado e com diversas tecnologias que entregam novos produtos e serviços. "Com tantos ingredientes, fica claro que os professores e as instituições de ensino precisam se apropriar de elementos de vanguarda no que se refere às estratégias e métodos de entrega do conteúdo e interação entre os atores do ecossistema escolar: professores-alunos-escola", observa Motta.
Na Educação 5.0, segundo o professor, há uma reviravolta quanto à atuação de professores e alunos em sala de aula. "Diante dessa nova perspectiva, cabe ao professor ser o mediador, o facilitador, o orientador do processo. Ele deixa de ser o ator principal, diminuindo o excesso de exposições verbais, slides em Power Point e quadros e mais quadros de giz e canetões", explica. Já ao aluno, de acordo com Motta, cabe a construção do seu próprio conhecimento e um maior protagonismo. Com isso, o ambiente da sala de aula torna-se mais colaborativo e barulhento.
"Pesquisas, pensamento crítico e criativo são realmente vivos nesse processo. Se mediados por alguma tecnologia, os resultados podem ser surpreendentes", garante o palestrante. No entanto, segundo ele, a tecnologia precisa ser o meio, e não o fim do processo didático para a aprendizagem. "Não há dúvidas sobre usar, ou não, a tecnologia como aliada para a educação. Porém, somente ela não basta. Ingredientes humanos devem prevalecer na relação entre alunos e professores. E, com a dose certa de tecnologias inovadoras, a mágica acontecerá", conclui.
Distribuição de conteúdo em larga escala e Edtechs como aliadas
Com o advento da internet 5G, a distribuição de conteúdos em larga escala é algo que tende a ocorrer com maior rapidez. Para Motta, é impossível que os grupos de ensino não considerem esse novo fator em suas estratégias e planejamentos a médio e longo prazo. "Quem tiver visão curta ou distorcida em relação a esse tema, será consumido pelo Darwinismo Educacional: somente quem se adaptar ao meio sobreviverá como player na esfera educacional", crava.
Em relação às Edtechs, também chamadas de Tecnologias Educacionais Emergentes, o professor é taxativo ao afirmar que elas não substituirão o ensino do presente e do futuro, e faz três considerações a respeito do tema:
1. Em um mundo exponencial e hiperconectado, apenas uma boa exposição de conteúdos ao longo de um semestre, ou ao longo de 200 dias letivos, não se sustenta mais. Outros elementos precisam ser incorporados no âmbito da sala de aula. E isso é fato diante do fenômeno de evasão e desinteresse de alunos nas mais diversas instituições de ensino.
2. Há dúvidas em relação às aulas no formato 100% EAD, sem a presença física na escola, sem a interação física com os colegas e o professor. Essas dúvidas se devem tanto à eficiência desse formato quanto ao desenvolvimento das competências socioemocionais, soft skills ou habilidades e atitudes para o mundo do trabalho. Em um mundo onde as organizações contratam e preferem "pessoas que saibam lidar com pessoas", e educação com seres humanos afastados fisicamente talvez não funcione tão bem.
3. O Blended Learning ou Ensino Híbrido, esse sim é a grande tendência mundial. Um misto de online, offline e seres humanos interagindo no espaço físico da escola. Certamente os alunos não precisam de um professor falando e orientando o tempo todo da carga horária de um curso. E, também, a inexistência do contato com os professores e colegas não prepara plenamente. Portanto, essa boa mistura de tecnologia e inspiração humana é um caminho certo a ser trilhado.
Sobre o evento
A palestra com o professor José Motta Filho ocorre nesta quinta-feira, 13, no auditório do prédio 14 do campus da Ulbra Canoas às 10h30min. O evento é aberto à comunidade através de inscrição clicando aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
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