Gente da Ulbra
Mestre pelo PPGEDU lança livro fruto de sua tese
Ivanês Zappaz escreveu Juventudes contemporâneas e práticas de lazer
Egresso do curso de mestrado em Educação da Ulbra Canoas, Ivanês Zappaz se prepara para lançar o livro Juventudes contemporâneas e práticas de lazer, pela Editora Appris, no próximo dia 8 de março. O evento de lançamento ocorre no Espaço Coletivo de Artes, localizado no centro do município de Garibaldi, região serrana do estado, às 19h.
A obra é fruto de sua tese de mestrado, defendida no ano de 2017. A orientação do projeto, bem como o prefácio do livro, foram encabeçados pela Dra. Juliana Ribeiro de Vargas, docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra.
O autor é graduado em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e especializado em Educação Especial: deficiência física e múltiplas, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), e em Educação para a Diversidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Entenda mais sobre a obra
Para o autor, a motivação pelo tema da tese deu-se pela sua formação na área de educação física. "Sempre tive envolvimento com atividades esportivas e de lazer, bem como a docência na disciplina e o convívio no meio juvenil", justificou. Por isso o livro, segundo o autor, é focado na relação entre a escola, trabalho e lazer do público juvenil que trabalha e estuda à noite.
"Busquei entender quais são as suas possibilidades e realidades em seus tempos livres", explicou. A obra foi desenvolvida a partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação, estruturando-se no ambiente escolar e partindo da visão dos jovens. "Seus diversos modos de ser e agir e da constituição das representações sobre a prática de lazer nos mais variados tempos e espaços", contou Zappaz.
O livro encontra-se à disposição no site da Editora Appris, em formato impresso, ou solicitado em qualquer livraria do país. Em breve o livro também será disponibilizado no formato e-book.
Mestrado na Ulbra
Descrito pelo egresso como um mundo fascinante de descobertas, questionamentos, ambiguidades e desconstruções, o mestrado foi, para Zappaz, um imenso desafio, exigindo uma verdadeira imersão nos estudos, "Coisas do cotidiano foram readequadas, como as rotinas de trabalho, de estudos, de descanso, de lazer, entre outras", identificou.
Ressaltou, ainda, que o curso proporcionou uma familiarização com o campo dos Estudos Culturais. "Remeteu-me não para um novo olhar, mas para um olhar diferente, que aponta para a desconstrução de situações até então vistas, compreendidas por mim como naturalizadas, seguras, enraizadas", explicou. Ao final, apontou que a trajetória dentro do campo de pesquisa dos Estudos Culturais foi, sem dúvidas, apaixonante.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
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