Pós-graduação
Pesquisadora do PPGProSaúde representa o Brasil em congresso internacional
Alice Hirdes expôs trabalhos em encontro da rede interRAI, na Bélgica
A professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGProSaúde) da Ulbra, Alice Hirdes, está participando, desde a segunda-feira, 3, na Universidade KU Leuven, na Bélgica, do 2nd World interRAI Conference. A conferência internacional da área de saúde é promovida pela Rede interRAI, composta por pesquisadores de mais de 35 países.
Alice é a representante brasileira da interRAI, integrando o grupo como pesquisadora associada desde 2014. Em 2017, foi convidada a assumir a posição de Full Fellow. A rede colaborativa de pesquisadores atua no desenvolvimento de ferramentas para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade em áreas como saúde mental, saúde da criança e do adolescente, cuidados paliativos, na elaboração de instrumentos para uso em home care e geriatria, além de urgências e emergências.
No encontro, a pesquisadora da Ulbra apresentou os trabalhos autorais "interRAI Quality of Life for Mental Health and Addictions (QOL- MA)", realizado em coautoria com o coordenador da área de saúde mental da Rede interRAI, Dr. John Hirdes, da Universidade de Waterloo, e do pesquisador Elton Luiz Ferlin; e "Translation and adaptation of interRAI emergency screener for psychiatry (ESP) to the brazilian context", que tem como coautores seu aluno do PPGProSaúde, Luis Afonso Bataglin Cabral e os pesquisadores Luiz C. P. Marrone e John Hirdes.
A docente ainda acompanhou a apresentação da pesquisa em que é coautora, "Psychometric Properties of the interRAI Self-Reported Quality of Life Scale: a multi-national study", dos pesquisadores Hao Luo, Alice Hirdes, Jyrki Heikilla, Kathleen De Cuyper, Chantal Van Audenhove, Margaret Saari e John Hirdes. O trabalho foi apresentado pela pesquisadora chinesa, Hao Lu, da Hong Kong University.
Além da conferência, a docente também participa do encontro fechado da rede interRAI, que ocorre entre os dias 6 e 9, onde são debatidos os instrumentos da rede, os locais para realização de pesquisas, além da data do próximo evento mundial, com previsão estimada para 2024, na Nova Zelândia. "Me sinto muito orgulhosa de representar a Universidade e ser a responsável pela implementação e uso dessas ferramentas em nível nacional", destacou. Em um dos momentos importantes do congresso, o Brasil apareceu entre os três países com pesquisas a serem realizadas no próximo ano pela rede, ao lado da Suíça e da Índia. "Com isso, estamos levando o nome da Ulbra para o mundo", completou.
Saiba mais sobre as pesquisas da rede
A Rede interRAI desenvolve e utiliza ferramentas eletrônicas que avaliam o quadro clínico de um paciente para apoiar o planejamento, a prestação de cuidados, a melhoria da qualidade de vida, o gerenciamento do sistema de saúde e o desenvolvimento de políticas públicas e privadas.
No Brasil, as pesquisas comandadas pela professora Alice são voltadas para a área de saúde mental. No PPGProSaúde, três alunos do mestrado utilizam ferramentas da interRAI. Fabiana Nink e Priscila Fogaça irão utilizar o instrumento interRAI Quality of Life for Mental Health and Addictions (QOL-MA) em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) no estado de Rondônia e no primeiro Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) do Estado, situado em Canoas. Já o mestrando Luis Afonso Bataglin Cabral está encarregado da tradução e adaptação de um método para aplicação em emergência psiquiátrica.
Alice lembrou que as pesquisas desenvolvidas no PPGProSaúde realizaram uma coleta de dados significativa através de entrevistas com o instrumento "interRAI Quality of Life for Mental Health and Addictions (QOL-MA)". Temos a maior amostra de dados coletados no Brasil quando comparado com outros países. Foram realizadas 312 entrevistas com usuários, totalizando um número estatisticamente significativo de dados", destaca.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras