Pioneirismo
Docente da Ulbra lança livro sobre curricularização da extensão
A partir deste mês, Simone Imperatore divulga a obra no meio acadêmico
Na vanguarda do extensionismo no ensino superior, a Ulbra foi tema, no mês passado, do primeiro livro que aborda, na prática, a curricularização da extensão no país. A obra, de autoria da professora Dra. Simone Imperatore, resgata a experiência da Universidade em mais de uma década de trabalho que une ensino, pesquisa e extensão. Pelo pioneirismo na integração entre ciência e práticas sociais, a Ulbra é considerada referência para outras instituições de ensino superior.
À frente da Gerência de Educação Continuada e Inovação da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Simone é docente da Instituição desde 2007. Entre os anos de 2010 e 2017, passou a desenvolver um trabalho de reconstrução da estrutura pedagógica, por meio de conceitos que nortearam a mudança de perspectiva institucional da Ulbra. "Percorremos algumas etapas. Foram elas: ressignificação, territorialização, institucionalização, sistematização, integração extensão-pesquisa e curricularização da extensão", explica a autora.
De acordo com Simone, todo o processo foi guiado por uma concepção de que uma universidade deve ser transformada e transformadora, fundamentada em uma concepção solidária de conhecimento e tendo pautas socialmente relevantes. Para a professora, a chamada "extensão acadêmico-social" traz grandes avanços para a aprendizagem, pois rompe com as tradicionais fronteiras acadêmicas, constituindo espaços vivenciais de saberes e um campo de aplicação teórico-prático mais próximo dos desafios presentes na realidade social e profissional.
"Como diferencial, é possível perceber que o perfil do nosso egresso é alicerçado, desde o início do curso, à sua conjuntura profissional. Ele absorve a realidade, problematiza, investiga, propõe soluções e inovações, desenvolve planos de trabalho, avalia resultados acadêmicos e sociais, sendo protagonista do seu processo de construção de conhecimento", explica Simone, que enxerga a nova concepção como uma potencializadora da produção e aplicação do conhecimento.
Portas abertas para quem quer conhecer o trabalho extensionista
Em um mercado concorrido, como é o do ensino privado, a Ulbra vai na contramão do tradicional protecionismo e abre suas portas para visitas de instituições e profissionais que queiram adquirir conhecimento sobre a curricularização da extensão. Segundo Simone, "a Universidade entende que é sua responsabilidade compartilhar a caminhada empreendida, principalmente pela incipiência do tema no Brasil e a carência de cases aplicados e sustentados cientificamente sobre o papel da extensão na aprendizagem universitária".
Com o lançamento do livro, a tendência é que as solicitações para conhecer a estrutura extensionista da Ulbra aumentem, assim como os convites para participações em eventos nacionais e internacionais. Em 2019, representantes da Universidade Positivo, do Paraná, já haviam visitado o campus Canoas para conversar com Simone e aprender mais sobre a atuação da Ulbra na curricularização da extensão. Além disso, algumas dissertações e teses já versam sobre a experiência da Instituição.
Para 2020, a expectativa é de expandir a divulgação do modelo. Entre 10 e 14 de fevereiro, Simone se junta à comitiva da Unesco no 12º Congresso Internacional de Educación Superior, em Havana, Cuba. O convite foi feito pelo Observatório de Responsabilidade Social da América Latina e Caribe (Orsalc), e se deve, em grande parte, pela repercussão positiva do trabalho desenvolvido pela gestora e pela Ulbra na curricularização da extensão.
Saiba mais sobre o livro
Lançado em dezembro de 2019, no Fórum de Extensão das IES Particulares, no Rio de Janeiro, o livro intitulado Curricularização da Extensão: experiência da articulação extensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais foi apresentado ao público no curso Caminhos para a Extensão Universitária nas Instituições de Ensino Superior, ministrado pela professora Simone Imperatore, no evento.
Com prefácio do professor Dr. Gilberto Garcia, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação e relator da Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018 que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, a obra teve como base a tese de doutorado de Simone, intitulada Tríade Extensão-Pesquisa-Ensino-Extensão: expressão e fundamento de uma universidade transformadora, dando ênfase ao período 2010-2017. O título está disponível impresso ou e-book pela Editora Gramma.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema