Gente da Ulbra
Acadêmica supera desafios para alcançar a graduação
Samantha Andrade se formou em Ciências Contábeis no dia 11 de janeiro
"Não foi fácil entrar no ensino superior, passei por muitas dificuldades financeiras e problemas pessoais, mas não desisti, fiz cursinho e estudei por conta para tentar uma bolsa". A declaração da Prounista da Ulbra, Samantha Andrade, de 27 anos, tem um significado especial com sentimento de vitória. Depois de passar por adversidades durante a formação, a acadêmica, que perdeu a mãe aos 15 anos de idade, se formou no último dia 11 de janeiro no curso de Ciências Contábeis da Universidade.
"Ao longo da graduação cheguei a trancar a faculdade devido ao desemprego do meu pai. Consegui retornar apenas em 2015, depois de conquistar a bolsa estudantil", lembrou. Quando tudo parecia bem, o pai de Samantha ficou doente. "Descobrimos que ele estava com trombose, e no período em que ele ficou internado eu tive que me dividir entre o hospital, o trabalho e a faculdade. Não foi fácil, pensei muitas vezes em desistir, mas tive muita ajuda das pessoas ao meu redor", lembra.
A ligação entre Samantha e a Ulbra foi construída quando a acadêmica ainda era uma criança, fase que ela recorda com emoção. "Quando estava com mais ou menos 10 anos, participei do coral da escola e fiz uma apresentação na Capela da Universidade, desde então, me encantei e sonhava em um dia poder estudar ali, naquele campus", recorda.
Foi no curso de Administração que Samantha iniciou sua trajetória na Ulbra, mas a partir da admiração pelas aulas de um professor, surgiu o desejo de mudar a graduação."Todos os docentes foram muito dedicados e importantes neste tempo em que estive na Ulbra. Realmente a história de cada um deles serve de inspiração para os alunos", elogia.
Formação acadêmica e planos para o futuro
A mudança de curso logo fez com que Samantha logo se identificasse com a área de contábeis. "Me encontrei na contabilidade e nas disciplinas, o que fez com que eu não tivesse nenhum arrependimento por ter trocado de curso". Para a jovem, a graduação abriu oportunidades, conseguindo estagiar ainda no quarto semestre e atuando ativamente nas áreas fiscais, contábeis e de auditoria. Segundo Samantha, a graduação não lhe abriu somente portas, mas principalmente, mudou sua mentalidade.
"Estou muito feliz por ter escolhido essa profissão e tenho muito orgulho de dizer que agora sou uma contadora. Infelizmente, não tenho mais minha mãezinha, mas, tenho certeza de que ela estaria muito orgulhosa por esse momento", afirmou. Daqui para frente, Samantha pretende fazer uma especialização e dar continuidade aos planos que ainda tem para a vida profissional.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País