Durante a formatura
Formando de Arquitetura recebe menção honrosa do Prêmio IAB RS
Premiação reconheceu trabalho de conclusão de curso de Alan Cunha
A formatura da graduação de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Canoas, realizada na noite da última sexta-feira, 10, também foi marcada com uma premiação. Em meio às festividades e emoções da tão esperada colação de grau, o formando Alan da Rosa Cunha, de 40 anos, foi agraciado com a menção honrosa do Prêmio IAB José Albano Volkmer, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil -- Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).
O reconhecimento, destinado aos melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs) das universidades do Rio Grande do Sul, escolheu o projeto do formando intitulado Fênix: Centro de Apoio a Imigrantes e Refugiados, que pauta a temática das questões imigratórias.
Para o formando, é preciso reconhecer a situação e desmistificar a questão do preconceito. A elaboração do projeto do Centro de Apoio a Imigrantes e Refugiados, segundo Cunha, surgiu em função da situação em que se encontra nosso estado. "Atualmente, recebemos muitos imigrantes. Gostaria de desmistificar esse preconceito reconhecendo e destacando a qualificação dessas pessoas, tanto suas potencialidades profissionais quanto intelectuais", comenta.
Observando e absorvendo
A escolha da temática surgiu devido ao contato de Alan com esses centros em outros países que visitou. "Pensei em trazer esse conhecimento aliado ao uso da madeira, dando um diferencial na linguagem arquitetônica e trazendo um aconchego e familiaridade para um acolhimento mais pleno desses ambientes", cita.
Se sentindo muito realizado ao ter recebido esse reconhecimento, o recém-formado arquiteto ressalta a importância da dedicação que vai além da presença em sala de aula e lembra que, além do trajeto ser mais importante do que a chegada, quem faz o curso é o aluno. "O conselho que dou é aproveitar ao máximo a estada acadêmica, pesquisar e estudar bastante além de compreender que a carreira é uma semente que tu planta. Cuidando dela, se colhe frutos lá na frente", aconselha.
O TCC de Alan também foi um dos 14 trabalhos do curso de Arquitetura e Urbanismo a participar de avaliação internacional na parceria da Ulbra com a Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, da qual a graduação é projeto-piloto desde outubro do ano passado. Além de Alan, mais dois formandos receberão a menção honrosa, que será conferida durante a formatura de gabinete de ambos, entre os dias 9 e 13 de março.
Sobre a premiação
A participação dos formandos no Prêmio IAB RS -- José Albano Volkmer é realizada em duas etapas. Na primeira, em cada semestre letivo, o IAB RS solicita à direção de cada uma das escolas de Arquitetura e Urbanismo do Estado - por meio das respectivas Comissões de Avaliação do TCC - a indicação de trabalhos.
Dentre todos os apresentados por ocasião da conclusão do curso, os três de cada instituição que atingirem as maiores características de excelência receberão a Menção Honrosa do Prêmio IAB daquele semestre. Os trabalhos reconhecidos no estado concorrerão em uma etapa nacional da premiação, ainda sem data definida.
Os ganhadores da etapa anual poderão levar uma viagem com tudo pago, a local a ser definido pelos formandos, ou produtos eletrônicos, material de escritório ou mobiliário. Além disso, haverá a entrega de placas ao professor orientador e para a universidade de origem.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras