Metodologia ativa
Alunos de Agronomia concluem semestre com trabalho entre disciplinas
Apresentação foi realizada para produtores agrícolas da Ulbra
A noite da última sexta-feira, 13, foi de encerramento do segundo semestre para alunos das disciplinas de Fitopatologia e Entomologia do curso de Agronomia da Ulbra. Com uma proposta de trabalho interdisciplinar baseada em metodologias ativas de ensino, os estudantes simularam as atividades de um futuro profissional engenheiro agrônomo. A atividade vai ao encontro da reestruturação pedagógica que o curso passou recentemente, visando a um conteúdo programático que alinha ensino, pesquisa e extensão, dando maior protagonismo aos alunos.
De acordo com o professor Anderson Vieira, que orientou as turmas ao lados dos docentes Andreia Pacheco e Vitório Ferreira, o objetivo foi fazer com que os acadêmicos desenvolvessem competências e habilidades para vistoriar, analisar e dar assistência a produtores rurais. "A ideia era auxiliar na identificação de doenças, recomendar medidas agroecológicas de controle de pragas e moléstias de plantas cultivadas", explicou o docente. Ele ainda ressaltou que, apesar de serem tratadas como doenças, elas não afetam os seres humanos, causando prejuízo somente às lavouras.
A metodologia aplicada no processo de trabalho dos alunos de Fitopatologia foi composta com atividades práticas na horta comunitária da Ulbra, realizando coletas de plantas que apresentavam sintomas de doenças, e, posteriormente, as amostras eram encaminhadas ao laboratório para análise e identificação. Com base nos diagnósticos, os acadêmicos eram instigados a buscar métodos alternativos de controle das doenças observadas. Enquanto isso, os estudantes de Entomologia trabalhavam na revisão sobre plantas repelentes de pragas. Com essas informações, eles elaboraram um material com sugestões de cultivos consorciados com plantas repelentes, além de indicar e preparar caldas para serem pulverizadas na horta.
Resultados foram satisfatórios
Com as análises e os devidos diagnósticos, os acadêmicos Geovana Scheres, Rosele Machado, Leonardo Kuhn e Alexsander Conceição realizaram apresentações orais aos responsáveis pela manutenção da horta comunitária, o engenheiro agrícola Lucemar Kich e o engenheiro agrônomo Felipe Velho. Em conversa de mais de uma hora, profissionais e estudantes puderam trocar informações valiosas para solucionar problemas e atenuar danos. A conclusão do trabalho foi impressa em forma de boletim e entregue aos profissionais revisores. O formato digital do trabalho foi disponibilizado pelo curso.
Segundo Lucemar Kich, que desenvolve um trabalho minucioso na horta comunitária da Ulbra, a atividade foi muito produtiva. "Tivemos a oportunidade de discutir diversos pontos deste trabalho enriquecedor, que trouxe muitos detalhes e informações sobre as hortaliças", elogiou. O engenheiro agrícola ainda ressaltou a importância de abordar assuntos relacionados a fungos, bactérias e diversas doenças que podem se proliferar nas plantações. "É fundamental essa busca pelo desenvolvimento de diversos mecanismos que evitem pragas nas hortas", completou.
Alunos destacaram importância do trabalho realizado em conjunto
Com atividades realizadas durante todo o segundo semestre, entre aulas teóricas, práticas laboratoriais, exercícios semipresenciais e visitas técnicas a campo, os acadêmicos puderam ter uma experiência completa sobre os desafios da profissão. Para a aluna Geovana Scherer, o período acrescentará muito em seu currículo. "Foi uma experiência muito positiva. O nosso intuito é publicar um artigo científico e dar continuidade a esse projeto. As atividades foram fundamentais para que pudéssemos nos familiarizar com a publicação de artigos científicos desde a graduação", observou. Já a sua colega Rosele Machado salientou a importância do tema e da participação conjunta que, segundo ela, trouxe informações relevantes para manejo da horta com métodos simples e agroecológicos. "Isso resulta em uma significativa redução de insetos, com uma menor degradação ao meio ambiente", ressaltou.
Leonardo Kuhn aproveitou o momento para destacar a importante integração entre os conceitos aprendidos em sala de aula e as práticas diárias nos laboratórios e na horta comunitária. "Foi um trabalho realizado em conjunto entre colegas e professores da Instituição. Conseguimos, dessa forma, desenvolver algo que reuniu todo o aprendizado em relação aos assuntos tratados em aula, somando-se à busca do conhecimento através das pesquisas", finalizou o estudante.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
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