Sustentabilidade
Ulbra fecha parceria que trará novas placas solares ao campus Canoas
Material cedido pela empresa IPSun será utilizado em cursos de graduação
Na tarde da última sexta-feira, 13, a Universidade Luterana do Brasil firmou um termo de cooperação com a empresa de energias renováveis IPSun. A parceria vem sendo trabalhada com foco no comodato de 10 placas solares fotovoltaicas, que serão instaladas nas dependências do campus Canoas e, dessa forma, ficarão à disposição dos alunos nas atividades propostas por diversos cursos.
O assessor administrativo do campus, Alexandre Berton contou como iniciaram-se os contatos com a companhia. "Eles nos procuraram, por meio do nosso Escritório de Projetos e Propriedades Intelectuais, e propuseram trazer essas placas solares para que os nossos alunos pudessem utilizar e conhecer a tecnologia. A partir disso, eles também pretendem usar a estrutura do campus para promover cursos de extensão voltados ao segmento", explicou.
De acordo ele, a parceria inovadora é positiva para os dois lados, além de não trazer custo algum para a gestão. "Eles acabam tendo um local para exposição e utilização desses painéis, ao mesmo tempo que nossos alunos vão poder desenvolver pesquisas e demandar cursos da área", destacou. Conforme a gerente do Escritório de Projetos e Propriedades Intelectuais da Ulbra, professora Dra. Soraia Bauermann, os instrumentos serão utilizados para atender acadêmicos dos cursos de graduação, bem como em palestras, treinamentos, workshops e capacitações voltadas à área de energias limpas. "Para a Ulbra, isso é muito importante porque ajuda na captação de estudantes e promove uma melhor formação àqueles que já estão na Universidade, a partir desta visão de futuro sustentável", explicou.
A docente ainda falou sobre os benefícios das alternativas renováveis de energia em relação aos problemas enfrentados pela nossa biodiversidade. Para ela, que leciona e realiza pesquisas na área de Ciências Biológicas, a energia solar é uma forma de minimizar este impacto. Alexandre concordou e acrescentou que uma das principais preocupações da Universidade é fazer com que seus estudantes estejam em contato direto com novas tecnologias e aptos ao mercado de trabalho. "A energia solar tem crescido exponencialmente e torna-se fundamental proporcionar aos acadêmicos essa experiência. A parceria vem para reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento de competências e habilidades", ressaltou.
Empresa de abrangência nacional foca em energia limpa e renovável
Com sede na região metropolitana de Porto Alegre, a IPSun do Brasil tem clientes por todo o país, nos mais variados setores. A empresa realiza instalações em residências, comércios, indústrias e até mesmo em áreas rurais. Segundo o diretor técnico da IPSun, Adriano Cardoso, o objetivo da organização é "trabalhar na captação de alunos para cursos que abrangem a temática da energia solar. Para isso, foi montada uma usina de pequeno porte para engrenar o projeto". Com isso, a ideia da companhia é estabelecer uma parceria que proporcione à Ulbra um reconhecimento dentro deste meio.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras