Aula lúdica
Alunos da Comunicação promovem intervenção artística no campus
Trabalhos podem ser vistos nos corredores dos prédios 6, 11 e 14
O campus da Ulbra se tornou uma galeria através das mãos de 24 alunos do curso de Comunicação Social. Desde o dia 26, terça-feira, os prédios 6, 11 e 14 estão recebendo os trabalhos realizados na disciplina de Comunicação Visual, ministrada pelo professor José Antonio Giuliano, o Nico. Essa não é a primeira vez que ele promove uma intervenção artística com suas turmas. Ano passado, uma rede foi construída para ilustrar as conexões formadas dentro da Universidade.
O projeto desse semestre iniciou com a elaboração de uma pauta. Cada grupo deveria escolher um tema e pensar estratégias para transmiti-lo através de produções artísticas bidimensionais. Os desenhos deveriam ser feitos no tamanho de seis folhas A1, dispostas das mais variadas formas. Para a elaboração das artes, os alunos utilizaram diversos materiais, como: giz de cera, papel crepom e tinta.
O professor Nico afirma que esse tipo de proposta desenvolve dois aspectos: criatividade e comunicação. Segundo ele, apesar de ser uma disciplina lúdica, comparada a outras focadas na teoria, há uma responsabilidade exigida na produção de cada trabalho. "Para ter efeito, a arte precisa ser instigante e transmitir sua mensagem com clareza. Caso contrário, não passa de algo sem espírito, sem sentido", explica o coordenador do projeto. Para transmitir isso aos alunos, ele pediu que cada grupo escrevesse qual o objetivo do seu trabalho e depois comparasse com as opiniões dos colegas. "Dessa forma foi possível perceber se a comunicação visual deu conta da pauta que eles haviam construído", afirma.
Na próxima, e última etapa, os seis grupos deverão visitar os trabalhos dos colegas e produzir uma pequena resenha sobre eles. A análise será postada no grupo da disciplina junto com vídeos mostrando as etapas do projeto. Mesmo com essa proposta diferente, a disciplina tem sido bem recebida pelos estudantes de Publicidade, Jornalismo e Fotografia. "A galera só tem elogios porque é uma aula onde, de certa forma, eles podem relaxar", relata o professor.
Eduarda Toledo
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema