Conhecendo o campus
Projeto social de mulheres visita dependências da Ulbra
Iniciativa promove ações de profissionalização e empoderamento feminino
"Danço muito no meu tempo livre, principalmente kpop, e sonho em ser professora de dança. Para mim, essa é a forma que encontro de me expressar artisticamente", disse, emocionada, a jovem de 15 anos Evelin Maia, participante do grupo Soroptimistas - Sonhe e Realize, que visitou as dependências da Ulbra na tarde desta quarta-feira, 27. Guiadas, as estudantes conheceram laboratórios, como Anatomia e Audiometria, os estúdios da Ulbra TV e Rádio Mix.
Evelin é uma das diversas meninas beneficiadas pelo projeto, que tem foco em ajudar mulheres na conquista por suas realizações pessoais e profissionais. "Procuramos despertar nas jovens o reconhecimento sobre a importância de uma postura proativa para o crescimento e o desenvolvimento das habilidades, e ao alcance dos grandes sonho da vida", destacou a coordenadora do trabalho, Márcia Assmann.
A oportunidade de acompanhar o funcionamento dos cursos e seus laboratórios na Universidade foi o ponto forte da visita para Cássia Gomes, que sonha com a graduação de Psicologia. "É uma Universidade muito grande, com diversas áreas, e, acima de tudo, extremamente acolhedora", destacou.
O grupo se reúne uma vez por semana no espaço da ONG Chimarrão da Amizade, no bairro Mathias Velho, em Canoas, acolhendo meninas de 14 a 18 anos.
Conheça mais sobre o grupo Soroptimistas
Fundado em outubro de 1921, no estado da Califórnia, Estados Unidos, o movimento soroptimista surgiu sob a liderança de mulheres empreendedoras que se comprometeram com o serviço voluntário de auxílio à carreira profissional de outras mulheres. Desde 1951, a organização possui vínculo com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Por si, o nome Soroptimista significa O Melhor para as Mulheres, e é por esse motivo que todas as ações do grupo têm o mesmo foco: ajudar outras mulheres a alcançar o seu melhor. Dessa forma, emprestam seus conhecimentos para beneficiá-las em prol da alegria na realização, dignidade de servir e integridade profissional.
Segundo Márcia, todas as atividades são desenvolvidas nos moldes da mentoria, com palestras, cursos e visitas a empresas e universidades. A partir disso, as meninas recebem ferramentas capazes de ajudá-las na escolha de suas profissões, aprimorando substancialmente sua capacitação para os desafios da vida. "Esperamos que essas jovens sejam multiplicadoras dessas ideias em suas comunidades", finalizou.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras