Documentário
Cine debate do Serviço Social discute desigualdade social
Sessão comentada sobre o filme De Boca em Boca ocorreu nesta terça-feira
O Centro Acadêmico de Serviço Social e a coordenação do curso realizaram na noite desta terça-feira, 26, o Cine Debate do documentário De Boca em Boca. O evento ocorreu no auditório 219 do prédio 1 e contou com a presença do diretor do filme, Wagner Abreu e do editor, Joaquim Lima.
Filmado em 2016, o documentário, que levou cerca de um ano para ser finalizado, trata, através de relatos em três zonas de Porto Alegre, sobre o dia a dia de locais onde o tráfico é quem dita as leis. "A produção ocorreu quando estávamos vivendo uma violência enorme na capital gaúcha. Temos uma desigualdade generalizada, por isso acho que essa realidade tem que ser discutida na sociedade", comentou o diretor do filme.
Conforme a coordenadora do curso, Ana Patrícia Barbosa, o debate deste tema é importante porque traz para as aulas a realidade do país. "Precisamos dar visibilidade a esta discussão para mostrar as condições da grande maioria da população do Brasil, trazendo para dentro da universidade esta reflexão", destacou.
Para Patrícia Carvalho, aluna do curso de Serviço Social, ter contato com outras realidades é algo muito importante para os futuros assistentes sociais, e é isso que o filme propicia. "Traz a verdade nua e crua vista por um outro ângulo. A gente não tem noção do que eles vivem, a falta de estrutura, desde a educação eles estão desprovidos. A gente costuma ver só depois o resultado, com as cadeias superlotadas", afirmou a estudante.
Após a sessão, ainda houve uma roda de conversa entre os alunos e os produtores do documentário, quando os acadêmicos puderam tirar dúvidas sobre a concepção e a produção do filme.
O documentário De Boca em Boca já foi selecionado para as premiações na Mostra Cine Favela Bahia e no 1° Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
Guilherme Estulano
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes