Relações Internacionais
Acadêmicos de Biomedicina têm TCC avaliado por docentes da Argentina
Internacionalização chega aos projetos de conclusão de curso
Com base na política de internacionalização da Ulbra, desde a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em 2017, a Universidade vem desenvolvendo ações em parceria com instituições estrangeiras como forma de estreitar laços entre alunos e professores. Entre os dias 18 e 21 de novembro, o curso de Biomedicina realizou as primeiras bancas de trabalho de conclusão de curso (TCC) por videoconferência, em parceria com professores da Universidad Nacional del Litoral, na Argentina.
Os docentes estrangeiros envolvidos foram Fernanda Simoniello, Ivana Rendel, Veronica Boschiazzo, Cesar Gutierrez, Carlos Mastandrea, Gisela Poletta, Adriana Paonessa, Jorge Scagnetti, Alicia Loteste e Raul Grigolato. Os professores argentinos avaliaram 10 trabalhos de conclusão da Biomedicina.
Conforme a assesora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Athaydes, essa atividade passará, com o tempo, a ser uma tendência dentro dos processos de internacionalização da Instituição. "É uma atividade viável que valoriza o trabalho do aluno a partir de um olhar avaliativo de fora do país. Para o aluno, só agrega, e, para a Instituição, é uma forma de estreitar laços, apresentando os nossos trabalhos e conhecendo também os deles", contou.
Para a coordenadora do curso de Biomedicina da Ulbra, Angélica Steffen, o projeto representa uma inovação tanto para a Universidade quanto para o curso. "Uma proposta de internacionalização entre as universidades envolvidas tem um impacto muito positivo para todos, professores avaliadores e acadêmicos", completou. A docente ainda destacou as oportunidades que se abrem aos acadêmicos, principalmente no campo da pesquisa e intercâmbios.
A formanda do curso de Biomedicina, Bianca Boeira, que teve seu projeto avaliado por Fernanda Simoniello, disse que a experiência foi diferente de tudo que já tinha vivenciado na Universidade. "Apresentar o meu trabalho de conclusão de curso para outro professor de uma Universidade fora do país foi maravilhoso. Essa política de internacionalização é muito válida para o compartilhamento de conhecimentos e para sair da zona de conforto", opinou.
Avaliadora argentina falou sobre a atividade
A Dra. em Bioquímica e Ciências Biológicas da UNL, Fernanda Simoniello, conta que, mesmo mantendo outras parcerias acadêmicas com a Ulbra, essa foi a primeira vez que realizou uma avaliação através de videoconferência. "Foi uma experiência muito importante, que nos levou a refletir sobre os processos que podemos praticar dentro da nossa própria universidade. A apresentação que avaliei foi muito interessante e clara, fornecendo conhecimentos que podem ser a base de novas pesquisas", destacou.
A docente ainda destacou a relevância do networking que vem sendo desenvolvido com os docentes da Ulbra. "É um prazer, além um grande aprendizado e troca de conhecimentos, essa conexão com os professores da Universidade Luterana do Brasil", finalizou.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras