Mindset positivo
Em noite descontraída, Karnal traz novas perspectivas para viver a vida
Palestra do intelectual falou sobre capacidade de controle mental
A noite desta quinta-feira, 21, foi de reflexão e autoconhecimento. O historiador e filósofo Leandro Karnal subiu ao palco do auditório da Odonto, no prédio 59 do campus, e deu uma verdadeira aula sobre a capacidade de atuar na sua própria mente, dando a real dimensão aos problemas e tendo consciência para lidar com as diferenças.
Com uma palestra intitulada A importância do mindset positivo para sua vida, o professor usou pouco mais de 1h30min para tratar sobre inteligência e conhecimento e as suas relações complexas na mente humana, de uma forma bem descontraída e arrancando risadas do público com suas histórias. Para ele, ainda se confunde muito inteligência com conhecimento. "Uma pessoa culta conhece e repete dados, mas não necessariamente é inteligente, pois apenas decorou aquele conteúdo, não criou nada", explicou o historiador.
Para explicar o termo 'mindset', Karnal utilizou exemplos do seu cotidiano e também citações de grandes pensadores da história. Para sintetizar a palavra com alguma expressão usual, o professor tratou o 'mindset' como a sabedoria intrapessoal, o autoconhecimento que permite que você consiga melhorar o funcionamento do seu cérebro, melhorando hábitos, de forma que não seja afetado por fatores externos.
Os principais pilares do 'mindset', segundo ele, são a consciência, o foco, a racionalidade, o esforço contínuo e a autocrítica, que somados trazem um protagonismo maior ao indivíduo, promovendo verdadeiras mudanças na vida daquela pessoa. "Mudar é difícil, mas não mudar é fatal", enfatizou o professor. Para ele, existem três tipos de mortes: do corpo, da consciência e a do significado social, que é quando a pessoa não possui qualquer relevância para o meio em que está inserida. "O maior sabotador é você mesmo, pois é você que escolhe se quer apenas existir ou viver", ressaltou.
Reflexão que mexe com as relações pessoais e profissionais
Em sua fala, Leandro Karnal fez questão de lembrar que o maior valor das pessoas é o tempo. Até mesmo quando compra algum bem material. "Você teve que trabalhar, dar o seu tempo por aquele dinheiro e, dessa forma, adquirir aquele bem", observou, ao explicar que o 'mindset', no entanto, não diz respeito à eternidade, mas à qualidade de vida, o quanto você aproveita o tempo que tem. "É importante fazer boas escolhas e bons investimentos, pois tudo lhe demandou tempo e todos nós morreremos um dia", completou.
Com uma rotina intensa à frente da gestão do campus, o diretor Leonardo Haerter dos Santos esteve na palestra para prestigiar a vinda do professor Karnal. Além de elogiar o convidado, o gestor disse como consegue manter o pensamento positivo e não se abalar com os desafios enfrentados diariamente. "É um exercício difícil. A principal tática que eu uso para isso é pensar para frente, não ficar remoendo coisas que deram errado. Devemos olhar nossos erros, para servir como aprendizagem, mas não podemos nos torturar. Eu procuro planejar sempre os próximos passos. Se eu não fizesse isso, não conseguiria dormir de noite", contou Haerter, que atua na administração da unidade de Canoas e também dá aulas à noite para o curso de Engenharia Mecânica.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras