Relações Internacionais
Ulbra assina primeiro convênio com universidade indiana
Parceria de cinco anos foi firmada com o Vellore Institute of Tecnology
A Universidade Luterana do Brasil firmou, no dia 18 de novembro, uma parceria de cooperação com o Vellore Institute of Tecnology (VIT), localizado no Estado de Tamil Nadu, na Índia. Essa é a primeira parceria da Universidade com uma instituição do país asiático. A assinatura, realizada no gabinete da Reitoria, contou com a presença do reitor Ricardo Willy Rieth, da assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes e, através de videoconferência, do diretor de Relações Internacionais do VIT, Vijay kumar Chandrasekaran.
A oportunidade do convênio surgiu a partir de um trabalho de pesquisa desenvolvido entre a professora Juliana da Silva, do Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde), e a doutora Radha Saraswhaty, do Departamento de Ciências Biomédicas da Escola de Biociências e Tecnologia do VIT. A parceria inclui intercâmbio de acadêmicos e docentes, além de bolsas de estudos parciais e integrais e equivalência de créditos entre as universidades.
Durante a assinatura, o reitor destacou a iniciativa como positiva para ambas as instituições. "Temos confiança de que haverá mútua cooperação para que cresçamos juntas em pesquisa e demais projetos futuros", afirmou. A professora Juliana, que já havia sido convidada para palestrar na 43ª Conferência Anual da Sociedade Mutagênese Ambiental da Índia, conta que será muito importante para as universidades esse contato. "É muito importante, além do instituto ser uma das maiores instituições privadas da Índia, é muito forte na área da tecnologia", completou a docente.
Para Andréia, o convênio reforça o processo de internacionalização da Universidade, um dos pontos de destaque da reestruturação pedagógica da Ulbra. Com esta, já são 46 parcerias internacionais assinadas pela Ulbra. A assessora ainda pontuou o ineditismo da assinatura virtual, possibilitada através da ferramenta Google Hangouts. "A Índia está 9 horas na frente do Brasil no fuso horário, mas para que ambas as instituições pudessem assinar ao mesmo tempo, marcamos para o início da manhã aqui. É uma forma que as instituições de ensino superior tem encontrado para que convênios dessa natureza sejam assinados apesar da distância", completou.
A colaboração entre as duas entidades se estenderá até 2024, podendo ser prorrogada.
Sobre a Vellore Institute of Tecnology (VIT)
O Instituto de Tecnologia de Vellore (VIT) oferece 36 graduações e 31 pós-graduações e conta com mais de 35 mil acadêmicos. Além da Ulbra, o VIT possui mais de 300 convênios internacionais com outros institutos e universidades.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras