Reconhecimento
Premiada, egressa de Contabilidade participa de congresso em Londres
Graziella da Motta teve seu TCC premiado pelo Ibracon
A vencedora do Prêmio Transparência Universitária, concedido pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), egressa do curso de Ciências Contábeis da Ulbra, Graziella da Motta, desfrutou de sua consagração: uma viagem técnico-cultural de cinco dias em Londres.
Ao lado do professor orientador, Williams Meirelles, Graziella desembarcou no dia 29 de setembro na capital inglesa para participar de fóruns promovidos pela International Accounting Standards Board (IASB), órgão sem fins lucrativos e responsável pela atualização das normas contábeis vigentes. Segundo Meirelles, entre as experiências em palestras e encontros oficiais, buscaram também conhecer um pouco mais da cidade e sua história.
"Encontramos pessoas que são referência mundial na nossa profissão. Participamos do Congresso Anual da produção dessas normas internacionais, onde tinham organismos do mundo todo, cerca de 177 jurisdições, e vivenciamos como realmente acontecem as aprovações de pronunciamentos técnicos da contabilidade, dentro da sede do IASB", contou o docente.
Relembre o trabalho de Graziella
Desenvolvido ao longo de um ano, o projeto de conclusão de curso de Graziella surgiu como um desafio, tanto para ela quanto para seu orientador. Intitulado Reconhecimento da Receita de Contratos com Clientes a partir da vigência da IFRS 15: Percepções dos auditores independentes com relação à adoção da nova norma e os reflexos nas demonstrações financeiras, sob a ótica das divulgações, o trabalho foi desenvolvido a partir de uma norma que trata de receitas de contratos com clientes, em vigor desde 1º de janeiro de 2018.
A egressa destacou que a ideia surgiu da vontade de estudar algo que pudesse contribuir para seu crescimento profissional e para a profissão contábil. "Foi um grande desafio estudar um tema com poucos exemplos práticos, na época, e justamente por ser um assunto relativamente novo, havia pouca literatura", apontou.
Segundo Williams, por se tratar de uma novidade, o projeto final e seu reconhecimento denota o grande esforço disposto por Graziella. "Ela sempre foi uma aluna destaque no nosso curso, e quando veio com a ideia do TCC, o meu papel foi o de instigá-la a continuar e incentivar nessa pesquisa, mesmo sendo difícil buscar as informações em função da tempestividade do tema", contou.
O projeto: viagem, desafios e planos para o futuro
"O tempo que passamos em Londres foi incrível. Conhecer o local onde são pensadas e discutidas as normas internacionais de contabilidade foi uma experiência interessante. Eu sempre tive vontade de conhecer o IASB e esse prêmio me proporcionou isso", contou Graziella.
A necessidade de se comunicar unicamente na língua inglesa, para a jovem, foi um dos maiores desafios que enfrentou. A egressa conta que tem certa fluência no idioma, mas, por não estar acostumada a usar diariamente, em alguns momentos lhe causou nervosismo.
Além de uma experiência única, a pesquisadora descreve sua viagem como um acréscimo de vivência e conhecimento para sua trajetória profissional. "Em Londres, falei sobre meu trabalho no IASB, onde demonstraram muito interesse e até mesmo sugeriram a continuação da minha pesquisa num ambiente de pós-implementação", finalizou.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras