Clínica-escola
Simpósio tira dúvidas de futuros psicólogos sobre a área clínica
Evento reuniu palestrantes dos principais eixos do atendimento clínico
Com mais de 22 mil psicólogos, o Rio Grande do Sul é o 4º estado do país com mais profissionais na área, ficando atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em uma mercado de trabalho disputado, onde mais de 40% dos profissionais trabalham por conta própria, definir a área de atuação é um passo importante a ser dado antes mesmo da conclusão da graduação. Pensando nisso, a coordenação da Clínica-escola de Psicologia da Ulbra promoveu na noite desta quarta-feira, 6, um simpósio para tirar as dúvidas dos estudantes que pretendem trabalhar com psicologia clínica, a área que mais emprega.
Na mais recente pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), quase 75% dos psicólogos trabalhavam nas áreas da educação, saúde ou serviços sociais. Para a professora Fernanda Pasquoto, responsável técnica pela Clínica-escola de Psicologia, o evento vem para justamente expandir o conhecimento dos alunos sobre as possibilidades nos campos de atuação mais demandados, como é o caso da psicologia clínica. "A avaliação psicológica, a abordagem psicanalítica e cognitivo-comportamental são as três principais áreas da parte clínica, então pensamos em mostrar para os alunos como eles fazem para iniciar, após formados, esse processo no mercado de trabalho", explicou a docente.
Ela também ressalta que as três palestrantes trazem uma abordagem baseada na realidade profissional de cada uma, explicando os processos de cada eixo do trabalho clínico, indo ao encontro da formação por competências que estabelece o plano de reestruturação pedagógica da Ulbra. "Essas mudanças no currículo do curso, juntamente com as principais dúvidas relacionadas ao mercado de trabalho, nos fizeram trazer esse evento com essa estrutura de palestras. Dessa forma, nós julgamos que eles sairão mais preparados daqui", contou Pasquoto.
Passaram pelo palco as psicólogas Katya de Azevedo Araújo, coordenadora do Espaço Criar e mestre em Psicologia Clínica; Djulia Cristine Pierozan, especialista em Avaliação Psicológica e supervisora de estágios clínicos do Grupo Wainer; e Scheila Mara Fogaça Moretto, perita em Avaliações Psicológicas e mestre em Educação. As três foram convidadas para que a programação abrangesse os principais tópicos da psicologia clínica: análise, cognição e avaliação.
Prestes a se formar, acadêmica aprova a atividade
Jamile Carneiro, formanda do curso, destacou a importância do momento para ela, que está prestes a encarar o mercado de trabalho. "Tendo em vista a amplitude das áreas de atuação, o simpósio foi uma ótima forma de nos ajudar a decidir qual caminho queremos seguir após formados. Isso acaba nos incentivando no início da carreira", observou.
Para a jovem, a profissão exige muita dedicação e investimento, independentemente da área que o psicólogo irá atuar, então a ideia do simpósio acabou abrangendo os diferentes aspectos a serem considerados no mercado de trabalho. "As profissionais convidadas trouxeram suas experiências e importantes informações da área clínica, com diferentes contextos de vivência, e isso acabou agradando todos os formandos", concluiu a acadêmica que estava representando os concluintes do curso na organização do evento.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras