Expertise
Ulbra recebe gestores da Costa Rica para desenhar parceria de inovação
Direção da Ulbratech recebeu representantes da Universidad Costa Rica
A proposta de inovação tecnológica encabeçada pela Universidade Luterana do Brasil, através do seu Parque Tecnológico, vem recebendo reconhecimento e firmando importantes parcerias nacionais e internacionais. O diretor de Inovação da Ulbratech, Márcio Machado, recebeu, juntamente à Reitoria e a Assessoria de Relações Internacionais, na manhã desta quarta-feira, 6, os administradores da Universidad Nacional Costa Rica (UNA) com o propósito de debater assuntos voltados a ações inovadoras dentro do âmbito acadêmico e comunitário. No início de setembro, Machado foi convidado para falar sobre o tema na UNA.
O decano Jorge Herrera Murillo e as assessoras acadêmicas Melissa Blandón e Geannina Moraga buscam junto à Universidade um auxílio para a instituição costarriquenha no que tange à implementação de atividades de inovação tecnológica. A partir deste encontro, a Ulbra passa a desenhar trabalhos que podem ser realizados em conjunto, tendo como foco a internacionalização da Universidade e propostas na parte de diversidade acadêmica. "Este encontro é muito relevante, tanto para o nosso processo de internacionalização dos cursos quanto para o parque tecnológico que construímos. Estreitar laços de inovação com outras academias é um benefício para toda a comunidade acadêmica da Ulbra", destacou o reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth.
Segundo Machado, o foco desta agenda é a união de equipes multidisciplinares, que sejam capazes de compor um projeto que aborde as áreas de governança, voltando-se ao trabalho com entidades públicas e empresas privadas. Também estão sendo planejadas capacitações, por meio de cursos de extensão destinados aos professores, familiarizando-os a trabalhar com empreendedorismo dentro do currículo. Por fim, estão previstas questões de infraestrutura, desenvolvendo ambientes de inovação, como parques tecnológicos, incubadoras e fablabs.
Visibilidade internacional
Construindo um projeto que interliga a Ulbra com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi detectada uma necessidade da UNA em trabalhar a governança fora do ambiente acadêmico, com o princípio de trazer inovação a este ecossistema. "Temos um exemplo dessa atividade aqui na Ulbra, que participa do Comitê de Governança do Sebrae, voltado mais para os assuntos da cidade do que da Universidade em si", destacou Machado.
Após participar das ações propostas pela UNA, juntamente ao diretor de inovação do IFRS, Anderson Yanzer Cabral, Machado apontou a satisfação em poder ser parte fundamental do desenvolvimento deste trabalho. "O Brasil tem muitos expoentes, e eles terem nos selecionado foi um reconhecimento muito grande. Já desenhamos os próximos passos dessa parceria, que eleva o nome da Universidade a nível internacional e abre diversas portas para os nossos docentes e alunos", finalizou.
UNA conhece boas práticas
Sendo a primeira universidade pública da Costa Rica a pensar um projeto de inovação, a Universidad Nacional Costa Rica buscou na Ulbra a consultoria e a parceria necessária para dar continuidade ao trabalho iniciado em meados dos anos 1990. "Nossa universidade, por natureza, é humanista e trabalha com o desenvolvimento de projetos de pesquisa nos setores de maior vulnerabilidade social, buscando compreender um pouco como a inovação poderia ser inserida também neste âmbito social e, por isso, estamos conhecendo diversos ecossistemas para adotar boas práticas", disse Geannina.
Descrito como um momento de compartilhar culturas e conhecimentos, a vinda dos gestores costarriquenhos gerou predefinições de atividades que podem ser realizadas em conjunto. A assessora de Relações Internacionais, Andreia Athaydes, deu início à proposição de uma ligação acadêmica entre as duas instituições, voltada ao compartilhamento de artigos científicos na língua nativa, intercâmbio de estudantes e colaborações entre os docentes.
Esta proposta foi muito bem recebida pelos visitantes, como apontado por Melissa. "O convênio proposto pela Andréia nos interessou muito porque é uma forma de ligação que beneficia toda a nossa comunidade acadêmica e estreita os laços de comunicação. Acredito que é um aporte muito grande para o nosso projeto de inovação."
A forma como são estabelecidas as relações universidade-sociedade foi um dos pontos abordados na agenda. "Me chama muita atenção a forma como vocês incentivam as universidades a manter relações com a comunidade e setor produtivo, até porque inovação não é apenas fortalecimento de relações e transferências de conhecimentos com empresas, mas também promover isso no setor de inovação social", contou o decano Jorge.
Por fim, Márcio destacou que esta parceria vem se desenhando com muito afinco, e as ações serão estudadas e discutidas durante os encontros, para fins de boa implementação.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
29
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra Canoas promove maratona de soluções inovadoras -
12
SETCONEXÃO BRASIL-PORTUGAL Ulbratech anuncia parceria com a Unicorn Factory Lisboa -
10
JULEM EXPANSÃO Parque Tecnológico Ulbratech amplia espaço para receber novas startups -
18
ABRINOVAÇÃO Ulbratech escolhe seis projetos para a Incubação Online
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras