Pós-graduação
PPGBioSaúde recebe o médico e pesquisador panamenho Ivan Landires
Parceria se deu através do programa de internacionalização da Ulbra
Integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a proposta de internacionalização dos programas de pós-graduação da Ulbra foi reforçada, nesta quinta-feira, 31, com a palestra do médico e pesquisador do Instituto de Ciências Médicas do Panamá (ICM), Ivan Landires.
A vinda do especialista ocorreu através de uma parceria entre o Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) e a Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra e o ICM, com o intuito de desenvolver projetos sobre toxicologia genética. Segundo Landires, a relação de colaboração laboratorial entre as instituições foi fundamental para dar continuidade às pesquisas desenvolvidas no Panamá.
"Nosso laboratório está localizado no centro do país, onde há muita agricultura e utilização constante de diversos produtos químicos. Por isso, essa pesquisa é muito significativa, e ter o apoio da Ulbra foi fundamental", contou.
Internacionalização da Universidade
Ivana Grivicich, coordenadora do PPGBioSaúde, ressaltou que o processo de internacionalização do PPG vem acontecendo há bastante tempo, e a cada ano se busca aumentar os índices de qualidade da educação através deste contato. "Estamos aumentando estas conexões, dentro do que é exigido pela CAPES, e dentro da proposta do PDI da Ulbra, que é aumentar a internacionalização com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão", destacou.
A docente ainda ressaltou a importância destas ligações para os acadêmicos. "A partir disso, os nossos alunos têm a oportunidade de conhecer novos lugares, culturas, e trabalhar com técnicas que não temos disponíveis aqui na Universidade, agregando muita qualidade à nossa produção de conteúdo", finalizou.
A Ulbra recebe, hoje, diversos laboratórios interessados em desenvolver ou aprender as metodologias de pesquisa que são desenvolvidas na Universidade, como apontado pela professora Juliana da Silva. Neste contexto, atualmente a Instituição conta com a presença de um pesquisador português, que desenvolve sua pesquisa dentro dos laboratórios da Ulbra.
Landires finalizou sua colaboração ressaltando o interesse do ICM em estreitar laços acadêmicos com a Ulbra, recebendo alunos para intercâmbios ou enviando os seus ''Creio que isso resultaria numa troca muito importante para ambas instituições", finalizou.
Emily Ebert
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras