Expoulbra
Intercambistas tiram dúvidas dos selecionados por programa do Santander
Programa Ibero-americanas selecionou 4 alunos para estudarem fora do país
Na noite desta quarta-feira, 30, os quatro alunos que receberão uma bolsa de estudos do Santander tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com três dos seis últimos selecionados pelo programa Ibero-americanas do banco. A assessoria de Relações Internacionais da Ulbra promoveu o encontro entre os estudantes e também recebeu turmas das engenharias na atividade, visando divulgar o novo edital que será aberto em breve. O encontro integra a programação da Expoulbra deste ano.
Os bolsistas deste ano são de quatro cursos distintos: Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Durante a conversa, os alunos puderam esclarecer questões como moradia, transporte, processo para o visto de estudante, restrições de trabalho para estrangeiros, clima, adaptação ao idioma, custo de vida, diferenças culturais e acadêmicas, entre outras diversas variáveis que estão envolvidas em uma estadia de seis meses em um país completamente diferente do nosso. Os três bolsistas da última etapa do programa contaram suas experiências em duas cidades da Espanha, Málaga e León.
De acordo com eles, alguns diferenciais são importantes para quem busca fazer intercâmbio: boas notas, cursos de aperfeiçoamento, estágios e, principalmente, aprender uma língua estrangeira. "Como eu já sonhava em viver imerso em uma cultura diferente, eu sempre cuidei das minhas notas e me preparei para ter uma chance como essa", contou Tairon Coelho, acadêmico de Engenharia Elétrica que estudou na Universidade de Málaga.
Morando com a também bolsista Emanuelle Caminski, estudante de Biomedicina, o jovem destacou que é importante levar mais dinheiro para o período. "Os 3 mil euros são apenas um auxílio. É necessário levar pelo menos o dobro disso, principalmente se você quiser viajar, como eu fiz", ressaltou Tairon. Ele e sua colega de quarto gastaram 250 euros cada, no primeiro mês de aluguel, e evitaram gastos desnecessários.
Oportunidades de relações pessoais e profissionais
Com diversas histórias sobre o período que esteve na Espanha, a assessora de Relações Internacionais, Andreia Athaydes, aproveitou o momento para aconselhar os estudantes que vão ou pretendem estudar fora do país. Segundo ela, o período traz diversas oportunidades de novas amizades e contatos profissionais. "É importante se permitir e perder o medo de conhecer o país. O convívio com pessoas de outras nacionalidades é algo que enriquece a viagem", apontou a docente, que morou no país por um ano durante o seu doutorado.
O intercambista Tairon Coelho fez exatamente o que a professora aconselhou. No período em que esteve em Málaga, o jovem conheceu estudantes de diversos países, como França, Alemanha, República Tcheca e Hungria. "Logo na chegada, já tivemos esse contato, pois eles estavam fazendo o curso intensivo de espanhol na mesma turma, e, em seguida, já estávamos saindo para festas. Até hoje tenho contato com pessoas de lá", contou o acadêmico.
Confira a lista dos bolsistas que viajarão em fevereiro:
- Jéssica Florêncio de Souza, da Odontologia
- Letícia de Melo Veleda, da Psicologia
- Thaís Souza Dias, de Publicidade e Propaganda
- Adriano Cabral de Melo, de Ciências Contábeis
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras