Evento
Reitor realiza palestra de abertura da 4ª Jornada de Filosofia do Direito
Homenageado do evento, ele contou sua experiência em um país socialista
A 4ª edição da Jornada Ulbra de Filosofia do Direito teve início na noite desta terça-feira, 29, com a presença de diversas autoridades da Ulbra e de sua mantenedora, a Aelbra. Acadêmicos de Direito e Teologia também acompanharam o evento, que, neste ano, homenageia o reitor Ricardo Willy Rieth. A palestra de abertura ficou a cargo do próprio homenageado, que sugeriu o tema Ciência, Ética e Verdade: Um Desafio Contemporâneo.
Para sua apresentação, Rieth trouxe a sua experiência pessoal e acadêmica em um país socialista, durante o final dos anos 1980 e início dos anos 90. Na época, o mandatário era doutorando da Universidade de Leipzig, cidade que ficava na Alemanha Oriental e, portanto, do lado socialista do país. De acordo com ele, o lado socialista contava com uma realidade completamente diferente do lado ocidental. "A realidade era negada permanentemente pelo governo. Diziam que somente a ciência trazia a prosperidade, mas o que se via era que a situação dos vizinhos capitalistas era melhor", afirmou o reitor.
A palestra Ciência, Ética e Verdade Do Outro Lado do Muro: Experiências Pessoais e Acadêmicas nos Estertores do Socialismo Real Alemão mostrou, por meio dos relatos de Rieth, como o governo socialista utilizava o ensino e os meios de comunicação para implementar sua ideologia entre os habitantes do país. O sistema se apoiava em três pilares fundamentais: o materialismo dialético e histórico, economia política e socialismo (comunismo) científico.
Tema foi escolhido para abranger diversas áreas e competências
Ao justificar a escolha do tema, o palestrante lembrou que os três conceitos "ocupam diferentes gerações há muito tempo", provocando reflexões constantes sobre o lugar que ocupam, como e se influenciam a vida das pessoas. Segundo Rieth, "o tema foi escolhido porque permite diferentes abordagens, permitindo com que pesquisadores de diferentes áreas pudessem trazer sua contribuição para o evento".
Para a coordenadora do curso de Direito da Ulbra, Alessandra Mizuta, a escolha da temática do evento foi oportuna e possibilitou criar uma programação que dialogasse com diferentes públicos. "O Direito é uma área que lida com a informação e que precisa ter a ética como base de atuação, então essa temática é muito importante e significativa", enfatizou. "É um debate que não é focado somente na área jurídica, alcançando todos os públicos e de forma transversal", complementou a docente.
Atuando na organização de mais uma Jornada Ulbra de Filosofia do Direito, Alessandra ainda destacou a variedade de palestras que serão apresentadas por pesquisadores de áreas além do Direito. "Todos os palestrantes pesquisam em áreas afins e trabalham com questões relacionadas aos três conceitos do nosso evento", explicou a professora, citando a participação de docentes do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), que possuem pesquisas que perpassam pelo estudo da pós-verdade e das fake news.
A 4ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito se estende até esta quinta-feira, 31, nos períodos da tarde e da noite. Você pode conferir a programação completa clicando aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras