Ação da Pastoral
Comemoração dos 502 anos da Reforma Luterana debate a verdade
Workshop e mesa redonda estão na programação do dia 31 de outubro
Nesta quinta-feira, 31, comemoram-se 502 anos da Reforma Luterana. No campus Canoas, a Pastoral programou atividades reflexivas começando pela tarde e encerrando à noite. A Reforma Luterana causou uma revolução social e política na Alemanha, e suas consequências difundiram-se no mundo através da arte, cultura, educação, ciência, mas, principalmente, no processo de consciência individual.
Figura central da Reforma, Martinho Lutero continua sendo lembrado por suas 95 teses que tinham como origem o resgate do perdão misericordioso - ao invés de meritocrático - e a crítica à bula das indulgências, entre outros.
De acordo com o pastor Mário Fukue, capelão do campus Canoas, a data continua sendo discutida até hoje devido ao seu impacto não apenas religioso, mas ainda, cultural. "A Reforma Luterana vem resgatar esta verdade do evangelho, da boa notícia do perdão. É um retorno à fé dos apóstolos e da igreja antiga", destaca.
Programação inicia à tarde
A programação tem como tema a verdade, inspirado no slogan da Ulbra. A frase Veritas vos liberabit, em latim, significa A verdade vos libertará. Entre as atrações estão um workshop ministrado pela professora e coordenadora do curso de Direito, Alessandra Mizuta de Brito, com o tema Fake News e discurso de ódio, que inicia às 14h.
Ao longo da tarde, serão abordados temas como A ética e a pesquisa empírica no Direito, Educação cívica e os limites do Direito na era da informação, Pós-verdade e processo penal, A verdade ao paciente na terminalidade da vida, Graça e verdade como princípio ético das Confissões Luteranas, Ética na política x ética da política, e Ética, política e ciência na era da pós-verdade.
A programação ainda segue com a inauguração do espaço pastoral Café com Fé e apresentação musical no órgão de tubos. A programação encerra às 20h com a mesa redonda Ciência, ética e verdade: um desafio contemporâneo, com o reitor Ricardo Willy Rieth, o monsenhor Urbano Zilles, a professora Iara Tatiana Bonin e o professor Walter Altmann. As atividades têm entrada franca e ocorrem na capela do campus Canoas.
Jéssica Gerber e Marcelo Monteiro
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras