FIC
Ulbra sedia 1º Festival de Invenção e Criatividade do Rio Grande do Sul
Evento reúne projetos que tornam o ambiente educacional mais lúdico
Entre os dias 29 e 30 de outubro, o campus Canoas da Ulbra sedia a primeira edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC) do Rio Grande do Sul. O evento reúne projetos e iniciativas que têm por objetivo tornar as escolas e outros ambientes educacionais espaços de aprendizagem divertidos, lúdicos e cujas atividades tenham significado.
Organizado em conjunto pelos núcleos regionais da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em Porto Alegre --- do qual o curso de Ciência da Computação da Ulbra faz parte --- e Pelotas, o evento reunirá 16 escolas de diversas cidades do estado apresentando cerca de 20 trabalhos por turno. Fabiana Lorenzi, professora da Ulbra e integrante do núcleo da Rede em Porto Alegre, explica que a iniciativa partiu dos próprios professores. "A gente se juntou para conseguir fazer aqui", conta.
Na programação, estão painéis, oficinas e mostras. Os painéis abrirão o espaço para debater o uso de inteligência artificial na educação, o movimento maker e a aprendizagem criativa. Dentre as oficinas, instruções sobre aldeia criativa, criação de atividades de aprendizagem criativa, formação de youtubers e aulas de linguagem de programação Scratch.
A Scratch é uma linguagem criada pelo MIT Media Lab que possibilita, facilmente, a criação de histórias, jogos e animações. Ela será tema de um cantinho, no qual os alunos poderão experimentá-la utilizando computadores e tablets. Na mostra interativa, serão apresentadas atividades e materiais de aprendizagem criativa abertos à experimentação ativa dos próprios visitantes da feira.
O evento acontece em paralelo à Expoulbra. Além das áreas de computação e robótica, foram inscritos também trabalhos de história, física, matemática e literatura, tanto de escolas particulares, quanto públicas. Essa diversidade faz com que a expectativa da organização do evento seja grande. "Porque abrange um público bem interessante e diferenciado", adiciona Fabiana.
A programação acontece no térreo do prédio 16 do campus Canoas. Para coferir mais detalhes sobre o evento, clique aqui.
Marcelo Monteiro
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras