Ensino, Pesquisa, Extensão
Expoulbra 2019 chega com o tema Você é a Cara da Nova Educação
Programação inicia nesta segunda-feira e segue até sexta-feira, dia 1º
Entre esta segunda-feira, 28, e a próxima sexta-feira, 1º, ocorre a edição de 2019 da Expoulbra, mostra de ensino, pesquisa e extensão promovida pela Universidade Luterana do Brasil. Serão cinco atividades integrando acadêmicos, docentes dos cursos de graduação e pós-graduação e alunos de escolas de educação básica. Nelas, estarão expostas as produções de cursos, serviços, projetos sociais, projetos de extensão e pesquisas desenvolvidas nos campi da Ulbra, além de outras instituições de ensino superior e básico da região.
A expectativa da Universidade é grande, tanto pelo evento quanto pelos trabalhos que serão apresentados. O número de trabalhos inscritos subiu em relação à edição do ano passado --- foram 100 a mais. Dalva Santana, coordenadora de Educação Continuada da Ulbra, destaca que os eventos científicos atendem às demandas da academia. "Fecham com chave de ouro a produção científica, de pesquisa e de extensão da Universidade", conta.
Atividades integram docentes, acadêmicos e a comunidade
A Expoulbra conta com cinco atividades para promover a divulgação da criatividade e inovação das instituições e estimular o ambiente de reflexão e socialização. Para Dalva, este é um momento importante para integrar não apenas alunos do campus Canoas, mas de outros campi da Rede Ulbra e das demais universidades. "A extensão propicia o encontro de muitos saberes em um único espaço. Cursos e alunos que jamais, no dia a dia, conversariam, vão se encontrar num momento desses", destaca.
O Salão de Iniciação Científica e Tecnológica chega à sua 25ª edição com o mote Inovando e conectando pela transformação social. Realizado entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, o salão possibilita a socialização de professores, pesquisadores e alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, através da apresentação de seus trabalhos.
O XIX Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, propõe um momento de reflexão dos projetos apresentados: monografias ou trabalhos de conclusão de curso, apresentando-os à comunidade acadêmica.
De 28 a 29 de outubro, o XI Salão de Extensão divulga, promove e acompanha projetos de extensão de temáticas que vão desde ações artísticas, comunicação e mídia até acessibilidade, qualidade de vida, violência e direitos humanos.
A VI Mostra das Ciências e Inovação e o VII Salão de Iniciação Científica Júnior promovem a integração de alunos dos ensinos fundamental e médio com a Universidade. Ambos os eventos trabalham a alfabetização científica, a criatividade e a autonomia dos alunos através do estímulo ao pensamento crítico e da pesquisa por meio de vivências pedagógicas.
Nova educação
O tema da Expoulbra, Você é a cara da nova educação reflete um momento de transformações gerais, frente aos novos desafios encontrados pela educação brasileira. Diante disso, Dalva destaca que o mote se associa, também, ao momento de reestruturação pedagógica que passa a Universidade, iniciado no ano passado, e que tem por objetivo fazer com que o aluno seja o protagonista da sua própria formação. "Esse novo modelo de atuação faz com que o nosso aluno seja a cara da nova educação. O estudante é responsável pelo seu conhecimento e maior interatividade em sala de aula", conclui.
Marcelo Monteiro
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras