Últimos dias
Exposição Colorindo se encerra nesta quinta-feira no campus Canoas
Pintora idosa traz coleção com quadros marcados por muitas cores
Quadros repletos de cores vivas, bonecas e representações dos principais pontos da cidade de Canoas. A pintora Inês Charlier Ahlert, de 71 anos, aposta no alto astral de suas criações para atrair o público que passa pelo saguão do prédio 6. A exposição, que teve início no dia 3 de outubro, se encerra nesta quinta-feira, 24.
Nascida em Canoas e formada em Letras pela Unisinos, a artista é professora aposentada e, nos últimos 10 anos, descobriu sua paixão pela arte. A partir daí, Inês decidiu aprender mais sobre o mundo da pintura. Atualmente, ela usa tinta acrílica, pastel oleoso e aquarela para criar suas obras. "Era algo que eu já tinha contato desde cedo, pois estudei em um colégio de freiras e a pintura era uma das aulas práticas, mas só depois de aposentada que fui ter mais tempo para aprender técnicas mais profissionais", contou a pintora, que cursou Arte Decorativa com Malu Soeiro e foi aluna do artista plástico Mai Bavoso.
As obras mais destacadas na exposição são os quadros que se inspiram na boneca Emília, de Monteiro Lobato. Pós-graduada em Folclore, a artista demonstra um carinho especial pela personagem. "Eu sempre gostei de muitas cores, então isso me levou a fazer algumas pinturas mais simples e depois fui aprimorando com o tempo", revelou Inês, enquanto mostrava a diferença dos primeiros quadros para as suas últimas criações.
Apesar do grande talento, a professora aposentada diz que leva na brincadeira a produção dos quadros. "Faço quando tenho tempo. É mais um hobbie mesmo. É algo que faço para ocupar a cabeça e vou apresentando conforme vou terminando", ressaltou a artista, que desde 2010 já expôs seus trabalhos em mais de 15 lugares. Entre os locais mais conhecidos estão a UFCSPA, a Expointer, a Sogipa, o Sesc Canoas e, agora, na Ulbra.
Espaço está aberto para outros artistas
Numa proposta que já trouxe outras exposições, como do artista Norberto Schieck, a Diretoria de Extensão da Ulbra reforça seu apoio à cultura local. "Nós queremos incentivar a produção de arte na região, dando espaço aos artistas independentes e proporcionando esse contato à comunidade acadêmica", disse a coordenadora de Processos da Direção de Extensão, Cristina Tonial.
O espaço cultural, localizado no saguão do prédio 6, fica aberto das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras