Dia ensolarado
Agronomia tem dia de atividades práticas abertas à comunidade
Participantes conheceram horta solidária e laboratórios do curso
Um dia inteiro para conhecer cada espaço e algumas das atividades que serão realizadas durante a graduação. Essa foi a proposta do curso de Agronomia da Ulbra Canoas para este sábado, 19, um dia antes do vestibular. As atividades em campo já são uma rotina no curso, mas a grande novidade ficou por conta da abertura à comunidade externa e a possibilidade dos vestibulandos de Agronomia vivenciarem a experiência que terão no próximo semestre, caso sejam aprovados no exame que será aplicado neste domingo (20).
O dia de práticas em campo e nos laboratórios do campus foi o suficiente para Isabella Agostini, de 18 anos, que é candidata a uma vaga no vestibular. Apaixonada pela natureza e acostumada com fazendas, a jovem disse nutrir desde muito cedo uma curiosidade pela profissão. "Eu já faço pesquisas sobre a área e busquei muitas informações no site da Ulbra. Eu vim mais para conhecer o lugar, pois estou bem decidida em relação à profissão", confessou a vestibulanda.
Falando sobre o dia movimentado no campus, Isabella destacou a análise de solo feita no período da manhã. "Foi o que eu mais gosto até agora", contou. Nos planos dela estão ainda uma pós-graduação na área, possivelmente em solo uruguaio, onde a família possui uma fazenda. "Tenho essa paixão pelo idioma , mas nesse momento não quis mudar toda minha vida para lá, então a Ulbra foi a minha opção para graduação no Brasil", disse.
Reestruturação pedagógica estimula mais aulas práticas
Uma experiência mais próxima do dia a dia da profissão é um dos objetivos das mudanças nas matrizes curriculares dos cursos da Ulbra. Em processo de reestruturação pedagógica na Agronomia, a coordenadora do curso, Elisabete Gabrielli, confirmou que as alterações trouxeram melhoras nesse aspecto. "A grade curricular se tornou mais dinâmica. O aluno está constantemente desenvolvendo e aplicando aquilo que absorve da teoria", constatou a docente.
Lucas Karlinski, formando do curso, elogiou o período da sua graduação. Segundo ele, "é na prática que se confirmam e se aplicam os conhecimentos obtidos em sala de aula". Após ministrar uma oficina sobre análise de aferição de grãos, o jovem se disse feliz por poder compartilhar parte do seu expertise para colegas de diferentes semestres. "É bom poder passar aquilo que eu aprendi durante esses anos e estimular que mais pessoas se interessem pela área e venham estudar aqui", agradeceu Karlinski, que apontou que o mercado para engenheiros agrônomos está em expansão.
O professor Humberto do Amaral Duarte, que conduziu o grupo pelo campus, adiantou que a atividade deste sábado deve ser realizada no próximo semestre, pois foi um sucesso entre os presentes e é uma forma de mostrar o curso para futuros alunos e para a comunidade. "Temos um curso muito qualificado, então é importante que isso seja mostrado, que as pessoas possam ter uma relação mais próxima com tudo isso que temos à disposição na Ulbra", enfatizou o docente.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras