Preparação
Cursos de graduação apostam na sensibilização para prova do Enade
Ações começaram no início do ano com a reinterpretação de conteúdos
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho e rendimento dos concluintes de cursos de graduação, vem sendo trabalhado pelos docentes, em parceria com as coordenações, na forma de sensibilização dos acadêmicos. Os cursos de Fisioterapia, bacharelado em Estética e Estética e Cosmética, desde o início do ano, já pautaram o Enade em sua grade curricular.
Segundo a coordenadora dos cursos, Cristina Caberlon, o objetivo dessa programação é mostrar que o Enade, além de uma prova avaliativa, é também uma diretriz que conduz as habilidades e competências que o aluno deve ter para estar apto ao mercado profissional. "Dessa forma, é trabalhado como um conceito norteador para se estar em consonância com aquilo que é esperado do egresso", explicou.
As atividades desenvolvidas desde o início de 2019, segundo Cristina, seguem o caminho da conscientização. "Nosso objetivo é fazer com que o aluno entenda que o importante é a dedicação e o reconhecimento de que é um momento importante." Parte fundamental do processo, o acadêmico do curso depreende, com base nas ações fomentadas, que o Enade lhe permite deixar uma marca na história da instituição e do seu curso, que estará sendo representado.
Como os cursos vêm se preparando para a avaliação
O processo de sensibilização dos alunos, iniciado na volta às aulas, foi a base de preparação para as ações organizadas para o segundo semestre. Neste caso, como apontado por Cristina, foram realizadas noites temáticas, uma vez por mês, onde eram abordados assuntos relacionados ao Enade.
A estratégia desenhada pelos professores e palestrantes externos foi a de abordar os assuntos tratados em salas de aula, porém sob uma nova ótica de evitar as revisões e conteúdo e apostar nas interpretações. Dessa forma, os encontros abraçavam alunos que estavam em diferentes semestres do curso e estes, por sua vez, já poderiam aprimorar-se desde o início para quando chegar o seu período de Enade.
Além dessas atividades, exclusivamente o curso de Fisioterapia, que tem a obrigatoriedade de estágio curricular com duração de 1 ano, realiza aos sábados encontros teóricos de explicação e bate-papo sobre o universo enadista e as diretrizes curriculares nacionais.
Jornalista abordou origem do Enade
No último dia 17, quinta-feira, a Ulbra recebeu a jornalista Mariana Ozelame no auditório 220 do prédio 1, para abordar temáticas voltadas à realização da prova. Como uma forma de situar os acadêmicos da importância de realizá-la da melhor forma possível, Mariana trabalhou os aspectos fundadores da avaliação e qual o objetivo principal de sua criação. Apresentou, ainda, aspectos referentes à necessidade de conscientização sobre os atuais gestores governamentais e de que forma isso pode influenciar na estruturação de provas a nível nacional. O encontro contou com a presença de alunos dos cursos de Engenharias, Estética, Farmácia e Fisioterapia, recebendo certificados de participação.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras