Saúde da mulher
Curso de Medicina tem aula dirigida na programação do Outubro Rosa
Encontro abordou cuidados na reconstrução ou aumento das mamas
Dando continuidade às ações de conscientização do Outubro Rosa, a Liga de Cirurgia Plástica do curso de Medicina promoveu, na tarde desta quinta-feira, 17, uma aula dirigida sobre os procedimentos de Mamoplastia Reconstrutora e de Aumento. O momento foi conduzido pelos cirurgiões plásticos João Maximiliano Pedron Martin e Ciro Portin.
Os especialistas abordaram sobre procedimentos e cuidados na realização desses procedimentos. Martin, também egresso do curso pela Ulbra, abordou a evolução do implante mamário, procedimento mais procurado desde 2017, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). "A Medicina é feita de verdades transitórias e devemos nos permitir estar inteirados desses avanços", destaca.
No segundo momento, Portin trouxe dados sobre os procedimentos de reconstrução com foco na mastectomia e questões direcionadas ao câncer de mama. A estudante do terceiro semestre de Medicina, Danielle Ribeiro, acredita ser muito importante o levantamento dessas questões envolvendo a patologia. "Minha mãe passou por essa cirurgia de reconstrução devido ao câncer, então é um assunto que me interessa, pois é importante também para a saúde mental da mulher. Quero conhecer técnicas da área da cirurgia plástica e ajudar a saúde das pessoas, tanto física quanto estética", relata a estudante.
A realização da atividade contou com patrocínio da MedPremium, empresa porto-alegrense que fornece produtos para cirurgia plástica e pós-cirúrgicas. "Estamos muito contentes do trabalho colaborativo que estamos realizando. Estaremos sempre abertos a novas parcerias com a Ulbra", comenta a integrante da área comercial da empresa, Conceição Thompsen.
Programação segue neste mês
Além das atividades do Outubro Rosa no campus, os acadêmicos de Medicina também realizaram uma ação na Vila Natal, em Canoas, na tarde desta sexta-feira, dia 18, onde alunos e profissionais falaram sobre cuidados a respeito da saúde mental da mulher, saúde reprodutiva e sexual, além de orientações a respeito da prevenção de câncer de colo de útero e de mama.
Para fechar a programação, de 28 a 31, a Liga de Ginecologia e Obstetrícia também realizará entrega de folders sobre cuidados com a saúde da mulher, com foco no câncer de mama, autoexame e câncer de colo de útero. A ação será realizada no Hospital Universitário e é destinada a pacientes e acompanhantes.
Thierre Cósta
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras