17 de outubro
Diretor faz balanço sobre 1 ano de gestão do campus Canoas
Leonardo Haerter falou das conquistas e projetou próximos avanços
Nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, há 1 ano, Leonardo Haerter dos Santos tomava posse como diretor do campus da Ulbra Canoas. A unidade é a maior da Instituição que, ao todo, possui mais de 35 mil alunos. A mudança na Direção do campus foi o início de uma reestruturação completa na gestão da Universidade e na revisão de seu organograma.
Escolhido para o desafio de realizar melhorias na estrutura física e acadêmica do campus, Santos deixou sua posição na Coordenação Acadêmica e assumiu o cargo responsável por gerir os processos administrativos e pedagógicos da unidade. Neste primeiro ano à frente da Direção, o gestor realizou algumas melhorias visíveis, como o novo espaço do setor de Educação Continuada, revitalização dos banheiros dos prédios e deu início à reforma no Hospital Veterinário.
Além disso, a sua gestão focou nas alterações nas matrizes curriculares dos cursos, numa maior integração entre pós-graduação e graduação, na renovação do portfólio de cursos, na oferta de cursos semipresenciais e na reestruturação das coordenações dos cursos. "Nós conseguimos otimizar os espaços, reunindo mais coordenações e aproveitando melhor os nossos recursos humanos", disse, ao explicar as mudanças nas secretarias.
Outro ponto positivo, anunciado recentemente, foi a redução do valor dos créditos dos cursos. Com a modificação, válida para antigos e novos alunos, as mensalidades se tornaram mais atrativas e competitivas. "Isso só foi possível a partir das otimizações que a gente fez e dessa nova metodologia de aprendizagem. Os alunos vão perceber isso dentro da sala de aula e, agora, também no bolso. É uma boa oportunidade para quem queria fazer mais disciplinas e também para quem queria, mas ainda não podia estudar aqui por questões financeiras", comemorou o gestor.
Confira outros destaques da conversa com o diretor:
Engajamento dos funcionários nas mudanças
Leonardo Haerter dos Santos - A gente percebe que teve uma grande adesão dos nossos colaboradores. Eles estão muito engajados na causa da Universidade, que é atender bem o aluno. Eu já disse várias vezes que em primeiro lugar está sempre o aluno, então esse vai ser sempre o nosso foco principal. É fundamental pensar no que cada decisão vai trazer de benefício para o acadêmico ou de que forma isso vai tornar o meu curso mais atrativo na captação de novos alunos.
Bom relacionamento com segmentos acadêmicos
Santos - Uma coisa muito positiva desse ano que passou foi a aceitação e o relacionamento muito bom com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), com os Centros Acadêmicos, com a Adulbra e com a Assfulbra. E isso é importantíssimo, pois a Ulbra é feita por essas pessoas. Não é só a Direção que faz com que a Ulbra ande, são os professores e os funcionários administrativos. Esses três componentes precisam estar bem alinhados para atender bem o nosso aluno. Todos esses grupos precisam estar bem representados em todo tipo de decisão que nós tomamos.
Melhor atendimento ao aluno
Santos - A nossa Central de Relacionamento tinha um papel mais institucional e agora vem para a gestão do campus. Nosso objetivo, com isso, é fazer com que toda nossa equipe de atendimento ao aluno se integre. Nós temos pessoas que atendem o aluno na Central de Relacionamento, temos pessoas atendendo os alunos nas coordenações, também temos na Educação Continuada. Ou seja, nós temos esse grupo de pessoas e todos eles precisam ter um objetivo em comum, que é receber bem os alunos novos e atender com eficiência as demandas aluno que já está aqui dentro.
Reestruturação curricular
Santos - É um trabalho conjunto com a Reitoria, onde nós buscamos melhorar a aprendizagem na nossa Universidade. Queremos aplicar metodologias de ensino e de aprendizagem que sejam realmente inovadoras, que coloquem o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, que dá um importante papel de mediador desse processo para o professor. Esse trabalho com as coordenações de curso e com os professores para que o currículo ficasse alinhado nesse sistema e nesse formato, para que conseguíssemos finalmente colocar isso em prática, também foi algo muito marcante para nós nesse período. Dedicamos muito tempo do nosso trabalho a isso.
A experiência em um cargo de direção
Santos - Eu sempre gostei da parte acadêmica. Mantive minhas relações diretas com essa área. Com o cargo de diretor do campus, eu tive que me aproximar mais da parte da gestão administrativa. Como crescimento profissional e humano, isso é ótimo, pois eu gosto de desafios e necessito estar sendo desafiado constantemente.
Uma mudança perceptível na minha vida? Eu comecei a trabalhar muito mais do que eu já trabalhava. É uma rotina bem intensa. Se não fossem as pessoas próximas que me auxiliam, não teria como a coisa andar. Ou seja, se não for uma gestão participativa, fica inviável. É impossível centralizar tudo. A partir disso, eu comecei a conhecer melhor as pessoas com quem eu trabalho e, para a minha felicidade, eu consigo confiar mais ainda na minha equipe.
Balanço sobre as conquistas do primeiro ano da gestão
Santos - Eu sou uma pessoa muito exigente comigo mesmo. Nós temos ideias em uma velocidade muito maior do que a nossa capacidade de colocá-las em prática. Certamente eu gostaria de ter feito mais coisas, mas isso não significa que eu estou insatisfeito com o que foi feito. Acho que, até aqui, foi tudo muito bem feito.
De uma maneira geral, o que era possível fazer, nós fizemos. Não considero que houve algum tipo de negligência da nossa gestão. Claro, é sempre um pouco frustrante quando temos uma ideia e não podemos realizá-la, por qualquer que seja o motivo, mas temos que pegar isso e transformar em incentivo para os próximos desafios.
Fazendo um balanço, acho que foi um bom ano. Talvez não tenhamos concluído tantas mudanças estruturais e visíveis quanto gostaríamos, mas administrativamente tivemos mudanças significativas e perceptíveis para quem trabalha no dia a dia da Instituição.
Prioridades para o futuro da gestão
Santos - A gente segue firme no processo de melhoria e recuperação das nossas estruturas físicas, trazendo mais investimentos. A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) é a nossa grande parceira nisso, sendo uma fonte de informação, para que a gente consiga saber o que a comunidade acadêmica enxerga como prioridade. Na pesquisa anterior, os banheiros foram citados por um grande número de pessoas, então foi um ponto que demos bastante atenção e reunimos esforços para melhorar.
Com um passo de cada vez, nós estamos melhorando as estruturas. O próximo passo é avançar na questão das salas de aula, com instalação de cortinas, pinturas, conserto de aparelhos de ar-condicionado, revitalização de quadros e troca de pisos, por exemplo. Também estamos buscando soluções para a mobilidade no campus. Recentemente, inclusive, tivemos uma parceria com a Grow, no aniversário da Ulbra, e pretendemos tornar isso definitivo, para que nós tenhamos os patinetes e as bicicletas aqui dentro e nas imediações do campus. Além disso, estamos em tratativas para a melhoria dos serviços do estacionamento, que é algo que os alunos pedem com frequência.
Outros avanços que já estamos buscando são na identificação de espaços e novas placas de localização, criação de espaços de convivência para alunos e também para os funcionários, entre outras iniciativas. Por termos limitações de recursos, nós procuramos concretizar essas ideias com parcerias e ajuda dos cursos.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes