XI Fórum ULBRA de Teologia
Fórum abordou valores cristãos e exemplos de vida
Evento promovido pela Teologia debate sobre a família
O XI Fórum ULBRA de Teologia foi realizado nos dias 03 e 04.10, no campus Canoas. Objetivando promover reflexões sobre a família numa sociedade em transformação, analisando-a sob diferentes ângulos e perspectivas, mas sem perder a centralidade bíblica, o evento apresentou como lema "No temor ao Senhor, o ser humano encontra um forte apoio e também segurança para a família". (Provérbios 14.26).
Os mais de 150 participantes inscritos tiveram a oportunidade de acompanhar palestras de James Kemp, Erni W. Seibert, Gérson Linden, Marinice Langaro Vaisz, Gerhard Grasel, Roseli M. Oliveira, entre outros profissionais que atuaram como reatores das mesmas. Dentre as autoridades esteve presente ao fórum, o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Rev. Egon Kopereck. O XI Fórum ULBRA de Teologia teve a promoção e organização do curso de Teologia e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade.
No primeiro dia do encontro, 03.10, as considerações a respeito do tema proposto ficaram a cargo dos conferencistas James Kemp e Erni W. Seibert. "A família é célula básica da sociedade, mas ela está em crise. Para combater essa crise, nós precisamos nos comprometer mais com a palavra de Deus. A Bíblia é a rocha em um mundo de incertezas e inseguranças", declarou o teólogo James, que é autor de diversas obras de aconselhamento cristão, conjugal e familiar, sendo uma referência evangélica nacional no tema da família.
Na quinta-feira, 04.10, o evento teve prosseguimento com a participação de outros palestrantes. Educação de Filhos: desafios da contemporaneidade foi o tema do painel realizado na parte da manhã. As palestras ficaram a cargo do professor de Teologia e diretor do Seminário Concórdia, Gérson Linden e da coordenadora pedagógica do Centro Integrado de Apoio e Desenvolvimento Educacional (CIADE) da ULBRA Canoas, Marinice Langaro Vaisz. Os convidados falaram sobre a importância de se impor limites e de apresentar os valores cristãos aos filhos desde cedo, especialmente no que tange aos exemplos dos pais, que precisam demonstrar coerência entre seu discurso e prática.
Linden, que tem vários artigos publicados sobre o tema, falou da participação e presença dos pais na vida dos filhos. "Muitos terceirizam a responsabilidade da educação das crianças e isso pode se tornar um perigo", ressaltou o professor, lembrando que de nada adianta não acompanhar o crescimento do filho e culpar a escola ou outra pessoa quando acontecem problemas.
A professora Marinice falou sobre os exemplos dados aos filhos, contando um pouco de sua experiência como mãe e educadora cristã. Ela lembrou que é preciso que os pais busquem conhecimento científico e aproveitem as vivências com outros pais. "Em conjunto é mais fácil superar as dificuldades do mundo moderno. Além disso, é preciso mostrar aos filhos que a presença de Deus na vida deles sempre será um diferencial, especialmente nos momentos de crise e grande dificuldade. A família precisa acreditar que não está sozinha, mas sempre na companhia de Deus", destacou.
No período da tarde, os trabalhos reiniciaram com a participação do capelão da ULBRA e teólogo, Gerhard Grasel, e da teóloga, psicóloga e terapeuta familiar, Roseli M. Oliveira. "A família é um lugar de refúgio, apoio, acolhimento, educação e correção, sendo assim, um porto seguro", ressaltou. Já no entendimento de Roseli, as famílias precisam se construir cotidianamente. "As famílias não estão prontas e precisam de aprendizagem como qualquer outro tipo de dimensão do viver humano. Mesmo aquelas que são disfuncionais, quando recebem suporte e ajuda, elas podem se tornar funcionais, mas para isso é preciso colaboração e participação de todos. Nesse sentido, o cristianismo colabora muito, pois entendo que ele é profundamente terapêutico", finalizou a psicóloga.
No estudo bíblico de encerramento, o pastor Edgar Lemke salientou as atribuições do bom chefe de família e utilizou citações bíblicas que enfatizam o modelo familiar. Destacou que: "atualmente existe uma geração de filhos órfãos de pais vivos. Progenitores que tentam comprar o carinho dos filhos, mas não dão atenção contínua a eles".
Ao final do encontro, o coordenador do curso de Teologia da ULBRA Canoas, Thomas Heimann, encerrou o fórum com agradecimentos especiais a todos que de alguma maneira trabalharam e/ou contribuíram para a realização do evento. Como destaque do Fórum afirmou: “mesmo que a família não seja apenas um lugar de afetos, de cuidados ou de refúgio, mas também de conflitos, problemas e sofrimentos, ou seja, não uma família ideal, mas real, a mensagem que perpassou as falas dos preletores foi a esperança. O XI Fórumdeixa como mensagem central a esperança de que podemos fazer da família um lugar de bênção, especialmente se deixarmos que o amor e o perdão de Deus, encarnados em Jesus Cristo, se tornem a centralidade de nossos relacionamento familiares. A família é uma benção maravilhosa que o Criador dá a cada um de nós e devemos olhar e cultivá-la com muito carinho e muito amor", finalizou Thomas.
Notícias relacionadas
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras