Dia do Professor
Neste 15 de outubro, Ulbra presta homenagem aos professores
Três alunos prestam homenagens a docentes em vídeo
Detentores da sabedoria e mestres na arte da instrução, os professores projetam em seus alunos aspirações de um futuro melhor e, por vezes, na vida corrida da docência, escapam aos agradecimentos. O dia 15 de outubro é a data escolhida para que os aprendizes, e também os que jamais deixaram de ser, possam prestar suas homenagens.
Esse foi o desafio lançado para um trio de acadêmicos da Ulbra, convidados a gravar um depoimento sobre os docentes que têm marcado sua vida na Universidade. O cenário foi a Estação do Livro, no campus Canoas. A missão: reunir aluno e professor no mesmo ambiente sem que um desconfiasse da presença do outro. Com a câmera ligada, o acadêmico gravava uma mensagem de agradecimento, enquanto, separado por um biombo, o professor ouvia o relato. O desfecho se deu num abraço apertado e num muito obrigada. A iniciativa foi um singelo reconhecimento da Ulbra a todos os seus docentes.
Assista o resultado clicando aqui e conheça um pouco sobre a trajetória dos três professores que foram surpreendidos: Andréa Dulor Finkler, da Fonoaudiologia, Fabiano Silveira, do curso de Letras - Inglês, e Cristina Caberlon, da Fisioterapia.
A fonoaudióloga que se encantou pela docência
Natural de Uruguaiana, município na divisa entre o Brasil e a Argentina, Andréa Finkler veio para a Ulbra Canoas agarrando-se no sonho da fonoaudiologia, que manteve vivo desde criança. Ainda não abertas as oportunidades da docência, decidiu, por força do destino, ingressar no ramo clínico, tornando-se proprietária de uma empresa do ramo.
Mas os caminhos mudam no momento certo. Convidada para lecionar junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), despertou-se para os encantos da docência. "Naquele momento, eu descobri outro lado de mim, aquele que se apaixonou pelo contato com os alunos'', contou.
Ainda envolta no universo clínico, decidiu ir atrás do recente sonho. O conhecimento que Andréa almejava encontrou na especialização. "Decidi dar espaço para essa nova fase da minha vida, e vinha todo o mês para Porto Alegre com um objetivo bem definido''. E, assim, chegou ao mestrado, a porta para sua nova carreira.
Dividindo-se entre a pós-graduação e o mais novo trabalho no Colégio Luterano Concórdia, Andréa decidiu enfrentar mais um desafio: substituir outra docente, na Ulbra, durante o período de licença-maternidade. "Nesse período, decidi: é isso que eu quero, estar dentro da Universidade", recorda.
O contrato, que não era permanente, chegou ao fim, mas ela não desistiu. "Ingressei no doutorado logo após o fim do meu contrato.'' Entre muitas leituras, escritas e desafios, Andréa, que na época era bolsista, conseguiu concluir mais esta etapa e, para sua surpresa, na mesma época, abriu o edital para contratação de professores efetivos na Ulbra Canoas. "Passei por todas as etapas, prova escrita, prova didática, entrevista, e fui selecionada. Desde lá estou aqui e cada vez eu gosto mais", contou.
Referência para os alunos
Vivendo num mundo cada vez mais globalizado e imerso nas tecnologias, que modificaram a forma como nos relacionamos, a criação de vínculos se torna fundamental na construção e disseminação do conhecimento. Embasada nisso, Andréa diz que busca esse contato a todo momento. "É totalmente necessário criar um laço com o aluno, porque precisamos dele ali presente, não somente de corpo.''
A era dos docentes palestrantes, que criavam barreiras para com os alunos e transformavam as aulas em grandes palestras e monólogos, segundo ela, se extinguiu tanto dentro da academia quanto na cabeça dos estudantes. Orgulha-se, portanto, de ter se tornado uma grande fonte de experiência que é buscada pelos acadêmicos sempre que necessitam.
"Me procuram muito fora dos períodos de aula, justamente por termos criado esse contato próximo, para conseguir dicas sobre os futuros passos na carreira. Eles me questionam muito sobre como é entrar em uma pós-graduação e as dificuldades e gratificações da docência", orgulha-se Andréa.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras