Avaliação anual
Cursos de licenciatura da Ulbra têm excelentes resultados no RUF 2019
Física, Geografia, Matemática e Química estão entre os melhores do RS
O Ranking Universitário Folha 2019 (RUF) trouxe ótimas notícias para a Ulbra. Divulgado no último dia 7, o RUF apontou os cursos de Física, Geografia, Matemática e Química como alguns dos melhores de instituições privadas do estado do Rio Grande do Sul.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feito pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Para o ranking são avaliadas 40 graduações de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país, de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível.
Dentre as licenciaturas, Geografia e Química foram as que obtiveram os melhores resultados. O segundo lugar conquistado esse ano pelos dois cursos consolida um trabalho feito com muita dedicação dentro da sala de aula.
Para a coordenadora do curso de Geografia, Jane Sirlei Kuck Konrad, o resultado é fruto da dedicação de toda a comunidade acadêmica. "Nós temos professores muito atenciosos, dentro e fora de aula, e nossos alunos também sempre são incentivados a buscar um algo a mais dentro das disciplinas". A professora ainda faz questão de ressaltar a importância de conquistas como essa dentro do cenário atual da educação no país. "Momentos ruins fazem parte da caminhada e nós não podemos nos deixar abalar por isso. Esse nosso resultado mostra essa verdade e reafirma que os nossos estudantes fizeram a escolha certa na hora de optar pela licenciatura".
Já os cursos de Física e Matemática, obtiveram a terceira colocação no ranking estadual privado e mostram a força de um trabalho feito pela coordenação conjunta dessas graduações e a excelente formação dos professores. É importante lembrarmos que a Física atingiu esse ano a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes do ensino superior em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Os cursos de Matemática e Química também não ficaram muito atrás e atingiram nota quatro no Enade, o que os assegura como referência na qualidade de ensino a nível nacional.
Para o coordenador dos cursos (Física, Matemática e Química), Joel Ricardo de Souza Cardoso, resultados como esse mostram que os mesmos estão no caminho certo. "Os resultados do Enade e do RUF, bem como outros que já tivemos, demonstram que as comunidades dessas três graduações, professores e alunos, estão engajados em buscar novas formas criativas e colaborativas de melhorar o ensino", disse.
Thiago Mendes
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes