Prevenção
Campus abre programação do Outubro Rosa
Liga de Ginecologia iniciou as atividades de conscientização
O mês de outubro é dedicado ao combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O tradicional Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Dando início às atividades, a Liga de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina realizou, na manhã desta terça-feira, 8, o III Simpósio sobre Outubro Rosa. A atividade, que ocorreu no restaurante do Hospital Universitário, reuniu alunos dos cursos da área da saúde e contou com palestras, acolhida com coffee break e sorteio de brindes.
"Achamos muito importante que os estudantes dos semestres iniciais já tenham esse contato para que, mesmo em outra especialidade, possam atender o paciente como um todo. O enfoque do evento é a saúde da mulher e de propiciar aos alunos esses conhecimentos para que eles possam transmitir aos pacientes", destaca a presidente da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, Gabrielle Garcia Tozzetto.
A atividade que inaugurou a programação foi a palestra Câncer de mama: da semiologia à abordagem terapêutica, ministrada pela mastologista responsável pela especialidade na Rede SUS em Canoas, Dra. Renata Rokenbach. Na sequência, foi abordado o tema Transmissão de Más Notícias, conduzida pelo Dr. José Adolfo Cerveira.
"Achei muito bacana a organização e a ideia central do evento. Pra mim, é essencial, pois, há pouco tempo, não havia essa conscientização. Com essas novas palestras, as mulheres estão buscando mais atendimento. Isso ajuda muito a fazer o autoexame e perceberem o próprio cuidado com o corpo", comenta a estudante do 5º semestre de Medicina, Thaiane Pereira Vaz.
Programação segue ao longo do mês
As atividades do Outubro Rosa seguem com a entrega de folhetos informativos de autoexame e conscientização na próxima segunda-feira, 14, das 12h às 13h, no espaço do Hospital Universitário. Já nas instalações do prédio 1, na quinta-feira, 17, às 12h, ocorrerá uma capacitação aos alunos de Medicina sobre Mamoplastia Reconstrutiva, ministrada pelo Dr. Ciro Portin, e Mamoplastia de Aumento, conduzida pelo Dr. João Maximiliano Pedron Martin.
Além das atividades no campus, também será realizada uma ação na Vila Natal, na sexta-feira, dia 18, das 13h às 17h, onde alunos e profissionais informarão sobre cuidados a respeito da saúde mental da mulher, saúde reprodutiva e sexual, além de passar orientações a respeito da prevenção de câncer de colo de útero e de mama.
Para fechar o mês, de 28 a 31, a Liga de Ginecologia e Obstetrícia também realizará entrega de folders sobre cuidados com a saúde da mulher, com foco no câncer de mama, autoexame e câncer de colo de útero. A ação será realizada no Hospital Universitário e é destinada a pacientes e acompanhantes.
Thierre Cósta
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras