Ação social
Medicina Veterinária realiza 14º Dia dos Animais
Curso promoveu mais uma edição com castrações e vacinas
Cães, gatos e equinos recebem tratamentos especializados no espaço do Hospital Veterinário, do campus Canoas, durante o 14º Dia dos Animais, promovido pelo curso de Medicina Veterinária em alusão ao Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro. O evento, que iniciou na manhã desta terça-feira, 2, aberto a toda a comunidade, prestou serviços de castração e vacinação antirrábica para aproximadamente 40 gatos e 45 cachorros, além do atendimento inicial para equinos de proprietários de baixa renda.
O professor e diretor do HV, Paulo Ricardo Aguiar, reforçou o papel da unidade médica e a importância das orientações aos tutores nessa atividade. "Mais um ano que abrimos as portas para a comunidade e, novamente, realizamos esse trabalho de conscientização dos tutores no controle de natalidade e posse responsável dos seus bichos, além do controle de doenças", destaca.
Ao longo de todo o dia, enquanto aguardavam para o atendimentos dos seus animais, era possível ver o afeto de muitos tutores. É o caso de Gabriela Jara Padilha, que participou pela primeira vez da ação e foi acompanhada do cãozinho Bob Marley. Gabriela conta que o encontrou na rua e, para o cão e outros que já acolheu, realiza brechós de arrecadação - os Bredogs - em suas redes sociais para ajudar na alimentação e cuidados dos companheiros.
"Além de usar boa parte do meu salário nos cuidados, arrecado mais um pouco com a venda de artigos no meu Facebook. As pessoas geralmente ficam meio receosas quando descobrem que é para os animais mas, fazer o que, eu os amo muito e sigo sempre ajudando", destaca a moradora do bairro Mathias Velho.
Assim como Gabriela, a tutora Gladismira Sousa, que já participa desde o ano passado, levou o pequeno cãozinho Théo para receber os cuidados e tratamentos. "Acho muito importante a ação da Ulbra e creio que deveria ser realizado mais vezes. Tem tanta gente desumana que abandona os animais e, às vezes, não entendem que eles crescem. Temos que amar os animais e não apenas gostar", cita a moradora do bairro Guajuviras.
Os atendimentos foram realizados ao longo de todo o dia envolvendo cerca de 80 acadêmicos da Medicina Veterinária. Para a coordenadora do curso, Cristine Fischer, a iniciativa é um momento importante onde os estudantes podem praticar. "É um dia em que, de fato, podem fazer procedimentos que irão encontrar na rotina do dia a dia profissional", destacou.
Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras