Inovar para Transformar
Odonto comemora 25 anos de sua Semana Acadêmica
Abertura do evento contou com coquetel e música ao vivo
Nesta segunda-feira, 30, o prédio 59 recebeu uma cerimônia à altura da importância da XXV Semana Acadêmica (Semac) do curso de Odontologia. A data especial marca 25 anos do evento que reúne a comunidade acadêmica em cinco dias de palestras, oficinas e competições.
Na edição deste ano, que vai até a sexta-feira, 4, a Semac já contabiliza 240 inscritos para participar das atividades que contam com 27 palestras, 57 apresentações no fórum científico e quatro equipes disputando o famoso Quiz, a gincana que mobiliza os alunos do curso. "A programação foi definida ouvindo todos os alunos, buscando trazer aquilo que eles realmente tinham interesse em ver", disse a presidente da XXV Semac da Odonto, Arissa Yamada, que representa os acadêmicos.
Além da mobilização que muda a rotina do curso durante uma semana, a professora Ingrid Sanada, organizadora do evento, destacou que as atividades são uma oportunidade de trazer conteúdos que nem sempre são possíveis de apresentar durante o período da graduação. "Muitas vezes não conseguimos trazer assuntos mais especializados, então esta é a chance de eles terem contato com outros profissionais, de áreas diversas e de relevância nacional", explicou.
Coordenador do curso há 10 anos, Adair Stefanello Busato ressaltou que a Semana Acadêmica é fundamental para que os alunos saibam que há outras formas de fazer seus trabalhos. Segundo ele, o corpo docente e a coordenação possuem suas convicções, mas buscam respeitar e dar voz às práticas de outras escolas da Odontologia. "São muitas técnicas e na ciência não existe uma verdade só, então é importante somar esses conhecimentos para formar profissionais mais qualificados", frisou.
Reestruturação pedagógica e nova matriz curricular
A cerimônia de abertura também foi dedicada a comentários sobre a nova matriz curricular do curso de Odontologia. Cheios de dúvidas, os acadêmicos receberam a garantia do coordenador Busato de que ninguém será prejudicado pela mudança. De acordo com o professor, algumas disciplinas serão ministradas por docentes de outras graduações, mas isso não será um problema. "Sempre dissemos que queremos formar mais do que cirurgiões-dentistas, queremos formar profissionais da saúde", enfatizou Busato.
Presente no ato, o diretor do campus, Leonardo Haerter dos Santos, afirmou que a nova matriz curricular está alinhada com a reestruturação pedagógica iniciada na Instituição. "Ela vem ao encontro de tudo aquilo que nós vemos como inovador e transformador, de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Inclusive, creio que a temática deste ano já se enquadra nesse pensamento", falou o gestor, se referindo ao tema da Semana Acadêmica de Odontologia, intitulado Inovar para Transformar.
Você pode conferir a programação da XXV Semana Acadêmica de Odontologia clicando aqui.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras